FUTEBOL: Antevisão da Jornada – Torrados luta pelo 1.º lugar

DIVISÃO ELITE AFP – FASE MANUTENÇÃO/SÉRIE 2 | 11ª Jornada

O principal interesse da última jornada da fase de manutenção/série 2 da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) reside na luta pelo lugar de liguilha de permanência, ou seja, pelo antepenúltimo posto da tabela, que terá o Vila Meã, Alpendurada e Vilarinho como intervenientes.

A alteração do quadro competitivo da AFP, aprovada na última 4ª feira em assembleia-geral, tornou o apuramento para o play-off ainda mais apetecível, já que o clube que alcançar essa posição, tudo indica, assegurará a manutenção de forma direta.

A ronda será jogada, por isso, com a máquina calculadora na mão e há vários cenários possíveis.

As contas do Alpendurada são as mais complicadas, porque o clube azul e branco depende de terceiros para continuar a disputar a Divisão de Elite na próxima época.

Os marcuenses para poderem discutir a liguilha terão de, intramuros, obrigatoriamente vencer o Gondomar B e esperar que o Paredes consiga idêntico resultado na receção ao Vilarinho.

Os gondomarenses já desceram, mas com uma vitória no Municipal alpenduradense cedem a lanterna-vermelha da competição ao conjunto de Marco de Canaveses.

O Vilarinho necessita de conquistar um ponto em Paredes para qualificar-se para a liguilha. Com um triunfo, a formação do concelho de Santo Tirso trocará de posto com o Vila Meã, que folga nesta ronda, e garante de imediato a manutenção no principal campeonato da associação portuense.

Os restantes jogos são para cumprir calendário e pouco mais: Barrosas – Sobrado, São Pedro Cova – Baião e Aliados de Lordelo – Tirsense.

 

2ª DIVISÃO AFP  – PLAY-OFF SUBIDA | 6ª Jornada

Como consequência da alteração dos quadros competitivos da Associação de Futebol do Porto (AFP), todas as equipas que estão a disputar o play-off de subida da 2ª Divisão já asseguraram a presença na 1ª distrital na próxima época.

Assim, a última jornada da prova não será tão emotiva como se perspetivava, restando apenas apurar os primeiros classificados de cada série que, posteriormente, vão discutir o título de campeão.

Na série 1, a luta pelo 1º lugar resume-se a Salvadorense e Torrados. Raimonda e São Félix da Marinha já não dispõem de possibilidades matemáticas para atingir o topo da classificação.

Ao Salvadorense bastará conquistar um ponto na deslocação a São Félix da Marinha. Se perder, o Torrados não pode ganhar em Raimonda.

Os felgueirenses só conseguirão sagrar-se campeões de série se triunfarem em Paços de Ferreira e o Salvadorense perder em Vila Nova de Gaia.

Na série 2, Aldeia Nova, Marco-09 e Parada entram na derradeira ronda com hipóteses de alcançar o lugar mais alto da tabela.

Os matosinhenses estão em vantagem, assegurando a liderança com uma vitória na visita ao terreno do AC Milheirós. Um empate só servirá ao Aldeia Nova, se o duelo entre Parada e Marco-09 também terminar com uma igualdade. Uma derrota afastará de imediato o conjunto de Matosinhos do 1º lugar.

O Marco-09 sagra-se campeão de série se vencer em Parada e o Aldeia Nova não for além de um empate no reduto do AC Milheirós. Um ponto só será suficiente para os marcuenses se a equipa de Matosinhos sair derrotada do seu jogo.

O Parada só conseguirá atingir o 1º posto se ganhar ao Marco e o Aldeia Nova empatar ou perder na Maia.

 

Luís Miguel Nogueira