FUTEBOL: Sorteio da fase de grupos da 1ª Divisão AF Porto

Estão definidos os grupos da fase de acesso à Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto (AFP). A prova conta com a participação de 24 clubes, divididos em seis séries. Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a fase a eliminar.

 

A série 1 integra dois clubes da região. O São Vicente de Irivo, com 20 pontos, e o Lamoso, com 19, partem em vantagem sobre o São Félix da Marinha (15 pontos) e o Perafita (2).

Parada e Sobrosa, emblemas do concelho de Paredes, vão defrontar-se na série 2. O Parada parte para esta competição com 18 pontos e o Sobrosa com 13. O Ataense (27 pontos) e Campo (16) completam o grupo.

Na série 3. os lousadenses do Nespereira, com 17 pontos, e os felgueirenses do Lixa, com 16, devem lutar pela segunda posição. O Lusitanos de Santa Cruz, com 22, é favorito a vencer o grupo. As possibilidades de qualificação do Mocidade de S. Gemil, que conta com apenas sete pontos, são praticamente nulas.

Na série 4, que é constituída por três equipas da região, a luta pelos dois primeiros lugares promete ser acesa. Águias de Figueiras (20 pontos), Pedras Rubras (17) e Vila Boa do Bispo (15) vão arrancar para a prova com legítimas aspirações de apuramento. Cenário diferente é o do Macieira que, com apenas 4 pontos, tentará deixar uma boa imagem nos seis jogos que vai disputar.

A luta pela qualificação na série 5 advinha-se escaldante. O sorteio ditou o encontro entre três equipas rivais do concelho de Felgueiras. O Torrados, com 27 pontos, parte claramente em vantagem. O Várzea, com 18, também está bem colocado, apesar do “intruso” Águas Santas não estar distante, com 16 pontos. Mais complicada será a tarefa do Varziela. Com apenas 11 pontos terá de realizar uma prova irrepreensível para recuperar da diferença na tabela.

Na série 6, o Aldeia Nova, com 30 pontos, já dispõe de um avanço muito confortável para a concorrência. A equipa de Matosinhos tem mais 11 pontos do que Penamaior, mais 15 do que Lustosa e mais 18 do que Livração. A pacenses, lousadenses e marcuenses não restará outra alternativa que não seja lutar pelo segundo posto.

A fase de subida à Divisão de Honra arranca no fim de semana de 8 e 9 de maio e termina a 2 de junho.

Os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a segunda fase, que será disputada por sistema de eliminatórias, entre 6 e 27 de junho.

Os jogos a eliminar serão realizados, apenas a uma mão, em campo neutro definido pela AF Porto.