FUTEBOL: Sorteio da fase de grupos da Divisão Elite AF Porto

A fase de grupos da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) foi sorteada na quarta-feira. A competição, que arranca no fim de semana de 8 e 9 de maio, será disputada por 27 clubes, divididos por sete séries. Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a fase a eliminar.

 

A série 5, que integra Rebordosa, Vila Meã, Lixa e Aliança de Gandra merece nota de destaque. É o único agrupamento com presença exclusiva de clubes da região do Tâmega e Sousa.

Rebordosa, com 33 pontos, e Vila Meã, com 24, partem em clara vantagem para assegurar a qualificação para a fase seguinte. Lixa, com 19, ainda dispõe de algumas possibilidades de, pelo menos, chegar ao segundo lugar, mas a margem de erro é praticamente nula.

O Aliança de Gandra, com apenas seis pontos, olha para esta prova como “uma forma de dignificar e honrar o nome do clube, assim como para preparar a próxima época”.

Na primeira jornada, o Rebordosa recebe o Vila Meã, enquanto o Gandra, em casa, mede forças com o Lixa.

Os restantes clubes da região ficaram distribuídos pelos outros grupos.

Na série 2, o Freamunde, com 27 pontos, parte para esta fase de acesso ao Campeonato de Portugal (CdP) com cinco de vantagem sobre o Vila e seis sobre o Gens. O Felgueiras B, com apenas 3 pontos, tem esta competição apenas para dar minutos de jogo aos jovens atletas do plantel.

Na ronda inaugural, o Freamunde recebe o Vila, enquanto o Felgueiras B recebe o Gens.

Na série 3, o Avintes parte na frente, com 30 pontos. A equipa de Vila Nova de Gaia é favorita para assegurar o primeiro posto. O outro lugar de qualificação será discutido por Aliados de Lordelo (22 pontos) e Sport Rio Tinto (19). O Pedroso, com apenas onze, não deverá ter grandes possibilidades de apuramento para a fase a eliminar.

Na primeira jornada, o Aliados de Lordelo desloca-se a Avintes. Na outra partida, defrontam-se Pedroso e Sport Rio Tinto.

Na série 4, o primeiro lugar do grupo será discutido entre Foz e Barrosas, que arrancam para esta competição com 26 e 25 pontos, respetivamente. O Candal, com 19 pontos, ainda pode aspirar à passagem à fase seguinte. O mesmo cenário não se aplica ao Sobrado, com 12 pontos.

Foz – Barrosas e Sobrado – Candal são os jogos da primeira jornada.

Na série 6, o Alpendorada, com 27 pontos, é o favorito a vencer o grupo. A equipa azul e branca dispõe de três pontos de vantagem sobre o São Pedro da Cova, sete sobre o Pedrouços e doze sobre o Varzim B.

O Alpendorada recebe o São Pedro da Cova na primeira jornada. O outro duelo será entre Varzim B e Pedrouços.

A série 7 é constituída por apenas três equipas. Marco-09 e Oliveira do Douro, com 25 pontos, estão em vantagem. O Perosinho, com 18, tem uma tarefa mais complicada.

Na jornada de arranque, o Marco-09 atua fora de portas, em Perosinho. O Oliveira do Douro terá de folgar, antes de se deslocar a Marco de Canaveses na ronda seguinte.

A série 1 é a única sem clubes da região. A prova será discutida por Sousense (27 pontos), Maia Lidador (24), Gondomar B (21) e Nogueirense (15).

Vila Caiz, Lousada e Aparecida foram os clubes da região que decidiram retirar-se da competição.

Esta primeira fase de acesso ao CdP finaliza a 2 de junho. Os dois primeiros classificados de cada série apuram-se para a segunda fase, que será disputada por sistema de eliminatórias, entre 6 e 27 de junho.

Os jogos a eliminar serão realizados, apenas a uma mão, em campo neutro definido pela AF Porto.