Hélder Silva assume comando técnico do FC Lixa (C/ÁUDIO)

Hélder Silva é o novo treinador do Futebol Clube da Lixa. O técnico, de 41 anos, sucede no cargo a André Teixeira, que orientou o clube do concelho de Felgueiras entre abril e maio, na fase de grupos da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP), após a saída de Filipe Mesquita, que tinha começado a temporada.

 

Hélder Silva, que nas últimas quatro épocas, esteve ao comando do Aparecida FC, regressa a um clube que já representou “enquanto jogador” e onde iniciou a sua carreira de treinador, então nos escalões de formação.

O técnico garante estar muito motivado para orientar um clube “com um passado tão rico como o do FC Lixa”.

“O meu objetivo é treinar sempre no limite para que nos jogos possamos ser competitivos, para que consigamos controlar e dominar todos os momentos do jogo. O meu foco será trabalhar muito para tentar ganhar o maior número de jogos possível”, adiantou.

 

 

Hélder Mesquita recusa apontar o FC Lixa como um dos “candidatos” à subida de divisão, revelando que a prioridade “passa por assegurar a manutenção” no principal escalão da associação portuense.

“Tenho que ter os pés bem assentes no chão, porque estou a ter alguma dificuldade na contração de jogadores, mas também porque há outras equipas com orçamentos mais alargados. O clube também se está a reestruturar e quer ter os pés bem assentes no chão. O inicio deste caminhada tem de ser feito de forma sustentada. Apesar do nome que tem, o Lixa não é um candidato à subida”, vincou.

 

 

O novo técnico azul e branco assume ainda que terá de começar “praticamente do zero” a construção do plantel, uma vez que perdeu uma quota parte significativa dos jogadores da época passada.

“Houve muita gente que saiu. No máximo ficarão 20 por cento dos jogadores da temporada anterior”, revelou Hélder Silva, que, no entanto, garantiu que, em matéria de reforços, o clube “não vai contratar apenas por contratar”.

“Sabemos que é um período curto até começar a pré-época, mas acho que se formos criteriosos nas escolhas, podemos fazer algumas coisas engraçadas. Os reforços terão de corresponder ao modelo de jogo que eu idealizo para implementar no clube”.

 

 

Para além de Hélder Silva, a equipa técnica do FC Lixa é constituída ainda pelo treinador adjunto, Emanuel Silva, pelo preparador físico, Davide Macedo, e pelo treinador de guarda-redes, Orlando Costa.