Hospital de Penafiel iniciou obras de remodelação da consulta externa

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) iniciou esta semana obras de remodelação na área de consulta externa do Hospital Padre Américo, em Penafiel, para proporcionar melhores condições aos doentes e profissionais de saúde, informou fonte hospitalar.

Fonte oficial do CHTS avançou hoje à Lusa que as obras vão prolongar-se por seis meses e serão divididas em três fases, procurando minimizar o impacto da empreitada no funcionamento dos serviços.

A primeira fase contempla a remodelação dos interiores, com criação de novos espaços de consulta, ampliação das salas de espera e criação de novos balcões de atendimento.

Para a segunda fase, aponta-se a construção do novo espaço para o hospital de dia.

A derradeira fase dos trabalhos, explicou a fonte, vai incidir no espaço exterior da consulta externa e incluirá a melhoria dos acessos e a reformulação do estacionamento de ambulâncias.

Parte dos trabalhos será executada com recurso a serviços próprios do CHTS, recorrendo aos seus colaboradores para os trabalhos de construção civil, carpintaria, eletricidade, pichelaria e eletromecânica.

O CHTS assinala que a intervenção daqueles profissionais “pretende garantir a qualidade e a racionalização de custos”.

No Hospital Padre Américo ocorrem por dia 1.500 consultas e exames especiais, estimando-se que mais de 3.000 pessoas passem pela consulta externa.

A administração do CHTS prevê que as obras permitam novos circuitos e serviços naquela área do hospital, promovendo uma maior humanização dos cuidados.

O CHTS, com unidade hospitalares em Penafiel e Amarante, tem como área de atuação os 12 municípios do Tâmega e Sousa, com uma população superior a meio milhão de habitantes.

 

APM // LIL

Lusa/fim