Introdução da luz elétrica em Felgueiras debatida em palestra

Nesta palestra vai confrontar-se o processo de eletrificação de Felgueiras com a história deste assunto no país

O auditório da Biblioteca e Arquivo Municipal de Felgueiras acolhe, na terça-feira, pelas 21:00, a palestra subordinada ao tema “A Luz elétrica em Felgueiras”, informou fonte da autarquia.

Em comunicado, a autarquia esclarece que a ação pretende historiar “alguns momentos” da introdução e desenvolvimento da rede elétrica no concelho de Felgueiras, ao mesmo tempo destacar o que nesse processo foi inovador face ao ocorrido na região e no país, mas também aquilo em que a experiência do ocorrido em Felgueiras foi semelhante ao acontecido nesta matéria no território nacional.

Nesta palestra vai confrontar-se o processo de eletrificação de Felgueiras com a história deste assunto no país.

“Esta palestra pretende desenvolver a ideia de que um concelho como Felgueiras, concelho em grande medida do “interior” – conceito entendido no seu sentido mais lato – consegue estar presente e ser contemporâneo de algumas das maiores transformações operadas no país; uma das quais foi a introdução da energia elétrica na sua vida quotidiana, tanto no espaço público como no espaço privado”, lê-se em comunicado.

Felgueiras inaugurou a sua rede elétrica no decorrer de 1917, altura particularmente conturbada tanto interna como externamente, quando eram ainda relativamente poucos os concelhos do país a disporem dessa forma de energia.

Nesse processo, Felgueiras acompanhava a região em que se insere, tanto no tempo como na forma, ou seja, adota a luz elétrica num período semelhante ao dos seus concelhos vizinhos e, também aqui, essa iniciativa é levada a cabo por empreendedores locais.