Jazz Ensemble do Norte estreia amanhã em Lousada

O novo projeto musical da Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML), o Jazz Ensemble do Norte, apresenta-se pela primeira vez ao público amanhã, sexta-feira, no Auditório de Pias, pelas 21:30.

 

A ACML comemora durante este mês de abril 47 anos desde que foi fundada em 1975, e tem realizado várias iniciativas para assinalar este aniversário, destacando-se a participação nos concertos de apresentação do Requiem de Mozart promovidos pela Rota do Românico, o concerto da Orquestra de Sopros do Conservatório do Vale do Sousa, e agora o primeiro concerto do Jazz Ensemble do Norte.

Pedro Araújo, Presidente da Direção da ACML, explicou ao TâmegaSousa.pt que “o Jazz Ensemble do Norte é uma big band vocacionada para o jazz, com abrangência na região Norte, composta por alunos, ex-alunos e professores do Conservatório do Vale do Sousa”.

O Conservatório do Vale do Sousa (CVS) conta com cerca de 400 alunos, e uma das preocupações da ACML é ter projetos musicais que integrem alunos e ex-alunos, de forma a que continuem ligados à música. Aliás Pedro Araújo realçou que o CVS é “o projeto de maior referência da ACML porque envolve mais pessoas, que assegura maior financiamento, sendo o grande motor da dinâmica da associação”.

No âmbito do plano de atividades da ACML em julho decorrerá em Lousada a primeira edição do Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada (CICLO), de 4 a 10 de julho, com participação nacional e internacional.

No programa deste concurso de 4 a 5 de julho decorrerão as eliminatórias, a 6 de julho a semi-final, e a 9 de julho a final.

A celebração dos vencedores acontecerá com o Concerto de Laureados que decorrerá no dia 10 de julho.

As inscrições para este concurso internacional de canto deverão ser realizadas através de formulário online disponível no sítio internet do evento em https://www.ciclolousada.pt/.

Durante o CICLO decorrerão palestras, masterclasses e outros eventos paralelos ao concurso.

Recorde a entrevista de Pedro Araújo ao TâmegaSousa.pt.

Hélder Quintela