
A Juventude Socialista de Felgueiras reuniu com as associações de estudantes das escolas secundárias do município, para aferir as principais preocupações e dificuldades que os alunos têm sentido com o ensino à distância, informou o partido.
“A nossa maior preocupação era perceber se os alunos têm tido todo o apoio necessário por parte das escolas e respetivos professores na sua preparação para os exames finais, que lhes garantirão o acesso ao ensino superior”, refere a JS.
Todos as direções das associações de estudantes ouvidas mostraram-se satisfeitas com o esforço e dedicação dos seus professores, para lhes garantirem a melhor qualidade de ensino possível, dadas as condições atuais.
“Tentamos saber se haveria casos sinalizados de estudantes que, por impossibilidade financeira, não tivessem acesso a equipamentos informáticos em casa e ligação à internet, foi-nos transmitido pelas associações de estudantes que até ao momento não têm conhecimento de nenhum caso destes”, adiantam ainda os jovens socialistas.
No comunicado, a JS de Felgueiras salienta que algumas das escolas secundárias tinham feito o levantamento junto de todos os estudantes para que ninguém ficasse fora do acesso ao ensino.
“Porque todos os estudantes devem ter igual direito de livre acesso ao ensino e não podem ficar penalizados por uma possível incapacidade financeira familiar”, defende a JS.
Ensino tem funcionado bem e alunos estarão preparados para os exames nacionais
E acrescentou: “O ensino tem funcionado bem, pelo que nos disseram, ora através de aulas virtuais ou por envio/receção de trabalhos, conteúdos e exercícios via e-mail”.
O empenho dos alunos e professores tem certamente contribuído para o sucesso do ensino à distância, sublinha.
Por outro lado, a Juventude Socialista de Felgueiras divulgou que “os alunos não esconderam a tristeza por verem todas as atividades, por eles pensadas e organizadas, suspensas por tempo indeterminado, naquele que é um dos anos mais importantes para eles, um ano de transição e mudança com o fim de uma etapa e a preparação para o início do ensino universitário, para muitos um dos maiores desafios que enfrentaram nos próximos tempos”.
“Ficamos relativamente tranquilos em saber que em Felgueiras os professores e as escolas tudo têm feito para oferecer aos nossos estudantes um ensino de qualidade e todo o apoio possível e necessário”, refere a JS.