JS escreve carta a Nuno Fonseca alertando para as zonas ribeirinhas do concelho

A Juventude Socialista de Felgueiras dirigiu uma carta ao presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, manifestando a sua “preocupação com o esquecimento e o desinteresse pelas zonas ribeirinhas do município”.

 

Os jovens socialistas dizem-se preocupados, nomeadamente, com o caso do Rio Vizela, pelas “consecutivas descargas poluentes feitas para este rio”.

“Estas descargas são feitas a umas centenas de metros de um ponto de elevado interesse natural, histórico e turístico, a zona do Arco. Local conhecido outrora pelas suas fantásticas condições balneares e utilizado por muitos dos nossos pais e avós”, lê-se no comunicado.

A JS refere, ainda, “não poder tolerar a continuidade deste assassinato ambiental, com perdas irreversíveis na nossa fauna e flora”.

 

rios de felgueiras 2

 

“É altura de colocar efetivamente as “mãos na massa” para acabar com este problema ambiental. O Rio Vizela não é um problema de Felgueiras, é um problema de Felgueiras e dos outros quatro concelhos por ele atravessados, Fafe, Guimarães, Vizela e Santo Tirso”, dizem.

Para além de travar a poluição, a JS defende a requalificação dos cursos de água e em alguns pontos dotá-los de condições de segurança para a prática balnear.

“Ao conseguirmos ter espaços naturais de excelência em Felgueiras conseguimos preservar a natureza e impulsionar a economia, quer pela fixação de turismo dos felgueirenses, quer por atração de pessoas externas ao nosso município”, frisa a JS.