Junta da cidade de Felgueiras oferece equipamentos de comunicação aos bombeiros

A junta de freguesia da sede do concelho de Felgueiras ofereceu à corporação de bombeiros sete equipamentos de rádio que vão facilitar as comunicações operacionais no teatro de operações, avançou à Lusa o comandante Júlio Pereira.

“Foi um gesto muito nobre e que representa uma mais-valia para a nossa corporação”, assinalou.

O comandante explicou que os rádios vão permitir dotar os cinco elementos que integram uma equipa de socorro, garantindo a comunicação entre si, com evidentes vantagens operacionais e de segurança.

Os equipamentos representam um investimento de cerca de 1.600 euros, suportado pela União de Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure, a maior do concelho de Felgueiras.

Na corporação, explicou, já existiam equipamentos de rádio de comunicações, mas eram disponibilizados aos chefes de equipas.

“Agora os nossos bombeiros podem estar todos em comunicação durante um incêndio, por exemplo”, acrescentou Júlio Pereira.

A entrega dos rádios foi realizada pelo presidente da freguesia, José Luís Martins, ao presidente da direção dos bombeiros, Arnaldo Freitas, e ao comandante Júlio Pereira.

Oferta de rádios aos Bombeiros de Felgueiras permite comunicação entre operacionais

“Um bem-haja para quem se lembra e reconhece o trabalho desempenhado por quem abraçou uma causa que é o de servir o próximo sem se servir”, comentou ainda o comandante.

Atualmente, o corpo ativos dos Bombeiros de Felgueiras tem 95 elementos.

Em época de incêndios, a intervenção conta com uma equipa de combate (ECIN) de cinco elementos, que será reforçada, em julho, com mais cinco elementos e uma equipa logística de apoio ao combate (ELAC), com dois elementos.

Armindo Mendes/Lusa

C/Sandra Teixeira