Junta de Airães sensibiliza jovens para questões do poder local e participação cívica

A Junta de Freguesia de Airães, em Felgueiras, promoveu uma ação de sensibilização junto de várias crianças com o objetivo de as sensibilizar para a importância do poder local e da participação cívica.

A iniciativa “JuntaJoVem em AIRÃES”, foi implementada no âmbito das atividades dos campos de férias “Salta Fronteiras”, que decorreram na Escola de Educação Ambiental da Carriça (Airães).

Na sessão especial da assembleia de freguesia de Airães, que foi presidida pelo autarca Vítor Vasconcelos, foi feita uma breve explicação dos órgãos “Assembleia de Freguesia” e “Junta de Freguesia” (composição, funcionamento e competências), procedeu-se à eleição e composição da Assembleia de Freguesia de Airães (nove elementos por três movimentos, “Norte”, “Centro” e “Sul”), por voto secreto.

Outro dos pontos da ordem de trabalhos foi a eleição do secretário e tesoureiro da Junta de Freguesia de Airães, também por voto secreto e a substituição na Assembleia de Freguesia dos dois membros que foram eleitos para a Junta de Freguesia por voto secreto).

Os pequenos deputados apresentaram várias propostas, como a construção de canil, um parque aquático, apoio a instituições de acolhimento de crianças, reparação de estradas e pontes entre outras.

No final tiveram direito a senha de presença especial.

O autarca da freguesia ouviu os pedidos feitos pelos pequenos deputados e considerou-os como pertinentes.

O edil, citado em comunicado, descreveu a experiência como um “momento especial de aprendizagem com os mais novos”, referindo-se a esta ação como uma tentativa de aproximar os mais pequenos da ação política.

Vítor Vasconcelos destacou que esta iniciativa teve também como objetivos sensibilizar os mais novos para as atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos.

Realçou a necessidade dos mais novos contribuírem para a resolução de problemas de âmbito local, dando-lhes voz na definição das políticas.

A iniciativa contou com o apoio da “Salta Fronteiras Associação”, em parceria com o Bicicleta Clube de Felgueiras.