A Junta de Freguesia de Airães ajudou, nos últimos quatro anos, mais de 100 idosos da freguesia a preencher a declaração de rendimentos, disse o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Gonçalves, ao Expresso de Felgueiras.
Segundo o autarca, o serviço destina-se aos pensionistas e trabalhadores dependentes da freguesia, com escassos ou nenhuns conhecimentos em informática e permite ao contribuinte entregar a sua declaração via “online” ou mesmo preencher o formulário em papel.
Para beneficiarem do serviço, os interessados têm apenas de se deslocar à junta de freguesia e fazerem-se acompanhar da identificação fiscal necessária.
O responsável pela Junta de Airães esclareceu que a obrigatoriedade dos pensionistas, com baixos rendimentos, de apresentarem a declaração fez disparar a afluência de idosos à junta de freguesia.
Desde 2012, que a legislação em vigor veio obrigar os contribuintes com rendimentos anuais superiores a 293 euros mensais a entregarem a declaração de IRS nas Finanças. Antes dessa data, apenas os pensionistas e os reformados com rendimentos superiores a 428 euros brutos estavam obrigados a fazê-lo.
Vítor Gonçalves assegurou que o serviço prestado é gratuito, sendo assumido integralmente pela junta de freguesia em colaboração com um técnico profissional.
“O programa tem sido um sucesso e pretendemos continuar a ajudar os mais idosos que não dispõem de conhecimentos informáticos para preencher o IRS”, salientou.
Os interessados dispõem, também, de uma linha telefónica através da qual podem suscitar e esclarecer dúvidas.
O serviço está disponível até ao final de abril e funciona de segunda a sexta-feira das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Às quartas-feiras das 20:30 às 22:00 e aos sábados das 09:00 às 12:00.