
A Junta de Freguesia de Macieira da Lixa e Caramos está a remodelar o moinho centenário que existe na freguesia, obra que integra um projeto para a criação de um parque de lazer.
Ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS, o presidente da Junta de Freguesia, Marco Silva, disse que o moinho, já com mais de cem anos e que se encontra situado numa zona a beira-rio, está a ser intervencionado no edifício e no mecanismo de moer a farinha.
“Neste momento, o investimento ainda é escasso”, afirmou.
O autarca explicou que a reabilitação do moinho faz parte de um projeto mais amplo para a construção de um parque de lazer
“Prevemos investir nos próximos anos cerca de 100.000 euros, numa primeira fase, 50 % e na segunda os restantes 50%”, frisou.
Marco Silva assegurou que a primeira fase do projeto é para avançar já no primeiro semestre, estando o projeto paisagístico concluído.
“A Junta alocou já cerca de 35.000 euros dos seus recursos”, clarificou, sublinhando que a primeira fase do projeto deverá estar concluída no final deste mandato.
O autarca frisou que o projeto contempla a criação de um parque de merendas, um percurso pedestre à beira-rio, um parque infantil, campo de futebol de cinco, balneários e um pequeno bar com esplanada.
Ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS, Marco Silva sublinhou que é intenção do executivo da Junta de Freguesia solicitar o apoio da Câmara de Felgueiras ou candidatá-lo ao Portugal 2020 se tal for possível.
“Esperamos que o município que nos venha a apoiar, como está a acontecer com algumas freguesias através de acordos de execução”, salientou, referindo que cultural e socialmente os moinhos sempre fizeram parte da história de Macieira da Lixa e da história do Rio Borbela.