Lixa: Vitórias assinaladas com iniciativas adaptadas à situação de pandemia

A comissão das Festas das Vitórias da Lixa vai realizar, no fim de semana, um conjunto de atividades para assinalar a data em que se deveria realizar aquele certame suspenso dois anos seguidos pela covid-19.

 

Em comunicado, a organização indicou que as iniciativas foram adaptadas às atuais condições da pandemia e pede aos participantes “bom senso” e que evitem ajuntamentos.

No sábado, dia 04, a partir das 22:00, vão ser lançadas “caixinhas” de fogo de artifício, primeiro pela organização e, mais tarde, pela população.

No domingo decorrerá, durante todo o dia, a tradicional feira de produtos regionais e de hortícolas, na Praça do Comércio, no centro da cidade.

Às 17:00 realiza-se a recitação do terço, na Capela de Nossa Senhora das Vitórias, que será seguido de um desfile motorizado pela cidade.

O evento, cujo trajeto ainda está por anunciar, será transmitido em direto nas redes sociais, acrescenta a organização.

As atividades encerram às 24:00, com o lançamento de fogo de artifício.

As festas das Vitorias são normalmente realizadas na primeira segunda-feira de setembro, com um programa de atividades que se estende ao longo de uma semana.

O evento alude a uma batalha que ali decorreu, em abril de 1834, entre exércitos de D. Pedro e D. Miguel, no âmbito da Guerra Civil Portuguesa (1832-1834).