Lousada planta 85 mil árvores e vence prémio nacional

Lousada venceu o Prémio Floresta e Comunidade, de âmbito nacional, na categoria “Floresta e Sustentabilidade”, pelos projetos educativo e restauro ecológico que permitiram a plantação de 85.000 árvores desde 2016, informou hoje a autarquia local.

 

Segundo a autarquia do distrito do Porto, a plantação foi realizada com o apoio de 7.500 voluntários e mais de 120 entidades”, o que foi evidenciado pelo júri do concurso.
As atividades realizadas resultaram “em impactos sociais relevantes, como a promoção da literacia científica, do emprego verde, do bem-estar e da participação cívica”, destaca a edilidade.

De acordo com o município, “o Prémio Floresta e Sustentabilidade [este ano na sua terceira edição] pretende distinguir projetos de educação ambiental e florestal proveniente de Organizações Não Governamentais, autarquias ou outras entidades, incluindo pessoas individuais, que tenham projetos de proteção da floresta”.

É uma iniciativa da Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, contando com o patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital.

As candidaturas foram avaliadas por um júri que integra personalidades na área da floresta em Portugal. Os vencedores receberam um prémio de 5 mil euros e ainda num plano de meios de divulgação, no Correio da Manhã e Jornal de Negócios.