Magia do Natal chega a Fafe a 30 de novembro com atividades até janeiro

A magia do Natal vai chegar a Fafe, a partir do dia 30 de novembro, com iluminações decorativas, árvore gigante e mercado de Natal, música, teatro, dança e ateliês para crianças, informou a autarquia.

A chegada do Pai Natal ocorre a 30 de novembro, dia em que o Município de Fafe e a Associação Empresarial de Fafe inauguram a iluminação tradicional de várias ruas da cidade e uma grande árvore, com mais de 25 metros de altura.

No centro da cidade, na designada para esta quadra “Praça da Fantasia”, junto à sede da Associação Empresarial de Fafe, estará instalada a Casa do Pai Natal, um Carrossel Infantil e haverá muita Animação Sócio-cultural vocacionada para todas as idades.

Na quarta-feira, dia 4 de dezembro, centenas de crianças vão acordar o Pai Natal, numa atividade conjunta com as escolas do 1.º ciclo do concelho.

No fim de semana de 14 e 15 de dezembro, decorrerá, no centro da cidade, um Mercado Solidário, no qual as associações do concelho terão a oportunidade de promover as suas atividades e angariar alguns apoios para cumprimento dos respetivos planos anuais de atividades.

A inaugurar na manhã de 18 e com encerramento previsto para dia 22 de dezembro, o Mercado de Natal mantém-se como forte aposta no programa do Fafe Cidade Natal. Mais uma vez, serão expostos diversos produtos locais e apresentados vários espetáculos para os mais e menos jovens.

Câmara e juntas apresentam projeto “A Nossa Coroa de Natal”

No dia da inauguração do Mercado de Natal, será apresentado o projeto comunitário deste ano, realizado em colaboração com as freguesias do concelho, designado A Nossa Coroa de Natal. Depois da idealização de um “presépio”, da decoração de uma “estrela” e da recriação de uma “bola” de Natal, as freguesias foram desafiadas a afirmar a sua identidade na decoração de uma “coroa” alusiva ao Natal.

Todos os dias, durante a manhã e a tarde, o Mercado de Natal promoverá oficinas de artes (literatura, pintura, teatro, música, dança) e apresentará vários espetáculos (ilusionismo, malabarismo, música, teatro e dança). As sessões de cinema mantêm-se com a exibição do tão esperado filme “Frozen 2”, estando previstas mais sessões do que em anos anteriores, dada a elevada procura desta atividade.

Durante os cinco dias do Mercado de Natal, autarquia espera a presença de mais de 1.000 crianças nos vários momentos do programa.

Nesta programação, há ainda espaço para o Baile de Natal para Todas as Idades, em parceria do Projeto UNIR da Delegação de Fafe da Cruz Vermelha, a realizar na tarde do dia 19 de dezembro.

A Orchestra Club apresenta no dia 20 de dezembro, o espetáculo “Pure Imagination”, inspirado no filme-musical “Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate”.

Os Encontros de Coros, com a participação de vários grupos do concelho, animam o Mercado de Natal na quarta e quinta-feira, dias 18 e 19 de dezembro, a partir das 21h00.

Na manhã de 21 de dezembro, quem passar pela Praça 25 de Abril, poderá visitar o Mercado Bio – Especial de Natal. À tarde, o centro da cidade vai ser animado pelo 5.º Encontro de Pais Natal, a partir das 14:00, um momento promovido pelos Restauradores da Granja, ARCO – Santo Ovídio, Cercifaf, União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães, ARO 27 e Leões do Ferro.

A Orquestra de Fafe encerra o Mercado de Natal, no domingo, com um concerto muito especial, a partir das 17:00.

Orquestra do Norte dá concerto a 04 de janeiro

Já em 2020, no dia 04 de janeiro, a Orquestra do Norte sobe ao palco do Teatro Cinema para o Concerto de Ano Novo. À semelhança de 2019, este concerto assume-se como uma homenagem a todos os dirigentes, e respetivas equipas, que se dedicam voluntariamente a fazer um trabalho comunitário nas associações culturais, recreativas, sociais e desportivas de Fafe.

As comemorações continuam, com o já tradicional Encontro de Reis das Escolas. As crianças atuam, no dia 10 de janeiro, no Multiusos de Fafe, e no domingo, dia 12, decorre o Encontro de Cantadores de Reis das Freguesias, com início em vários locais da cidade e final no Pavilhão Multiusos.