Mais de 80 carros antigos passam por Fafe no 13.º Rali de Portugal Histórico

Mais de 80 carros fabricados entre 1946 e 1985 vão passar por Fafe, na quarta-feira, para a 13.ª edição do Rali de Portugal Histórico, informou fonte da autarquia.

Trata-se de uma das mais exigentes provas de regularidade histórica da Europa, que vai para a estrada de 02 a 06 de outubro e envolve 87 equipas de 13 nacionalidades.

Na prova vão competir pilotos e máquinas que marcaram a história dos ralis e que regressam aos célebres troços do Rali de Portugal dos anos 70 e 80.

Os participantes vão cumprir quase dois mil quilómetros, 600 dos quais em regularidade, organizados em quatro etapas com mais de 40 especiais e que atravessam 78 concelhos do país.

Embora o percurso seja secreto, a organização da prova adiante que, em Fafe, os pilotos vão passar pela mítica classificativa da Lameirinha e vão parar para um serviço de assistência no Parque da Cidade, às 17:15. O espaço estará aberto a todos que o queiram visitar.

Parcidio Summavielle, vereador responsável pelos Rallis e vice-presidente da Câmara Municipal de Fafe, citado em comunicado, considera este “um momento importante para Fafe, pois será palco, uma vez mais, de uma prova de automobilismo, atestando assim, a ligação inequívoca do concelho ao desporto automóvel”.

O autarca recordou que em abril, Fafe acolheu o Norte Classic, que trouxe ao concelho mais de 120 participantes.

“Em maio, fomos, novamente, palco do Rali de Portugal, e em junho, recebemos, mais uma edição, do Rali Montelongo”, acrescentou.

“Fafe destaca-se, novamente, como um dos melhores palcos para o desporto automóvel, o que nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos”, disse ainda.