Metodologias de introdução do xadrez em contexto escolar discutidas em Felgueiras

O Município de Felgueiras promove, entre 09 e 21 de novembro, o workshop “Primeiros Passos no Xadrez”, onde serão abordadas diferentes metodologias de introdução do xadrez em contexto escolar, informou a autarquia.

A iniciativa decorrer na Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos e destina-se aos detentores de habilitação profissional ou própria para a docência, permitindo aos participantes tomarem conhecimento ou aprofundarem as suas competências no âmbito do xadrez.

Ao longo das seis horas de duração (repartidas em duas sessões entre as 09:30 e as 12:30) serão abordados temas como a posição inicial de cada uma das peças, os seus movimentos no tabuleiro, situações de xeque e de xeque-mate, e também movimentos específicos como o Roque ou a Captura na Passagem.

Workshop limitado a 25 participantes, sendo a participação gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, até às 18:00 horas de 18 de novembro.

Aos participantes no Workshop “Primeiros Passos no Xadrez” organizado pelo Município de Felgueiras e com o apoio institucional da Associação de Xadrez do Porto e do Agrupamento de Escolas Dr. Machado de Matos, será atribuído um certificado de presença.