Ministério da Cultura aprova Teatro-Cinema de Fafe na Rede de Teatros e Cineteatros

O Ministério da Cultura aprovou a credenciação do Teatro-Cinema de Fafe na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), informou hoje Câmara de Fafe.

 

Segundo um comunicado daquela autarquia do distrito de Braga, a decisão da tutela foi transmitida ao município pelo director-geral da Direcção-Geral das Artes.

“A figura da credenciação de um equipamento cultural constitui condição prévia obrigatória para poder vir a beneficiar de comparticipação estatal no que concerne à dinamização da sua programação artística”, explica a autarquia.

Destaca-se ainda no comunicado que “a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes”.

O Teatro-Cinema de Fafe, construído em 1923 é um dos principais motivos de interesse arquitetónico da cidade.

Aquela sala de espetáculos enquadrou-se à época nas contribuições filantrópicas dos emigrantes provenientes do Brasil.

O teatro foi classificado como “imóvel de interesse público” em 1979, pelo Instituto Português do Património Cultural.

Atualmente, tem lotação de 305 lugares e recebe diversos eventos, de cinema, teatro e música, entre outras manifestações artísticas.

 

APM.
Lusa/fim