Ministra destaca em Felgueiras potencial exportador do kiwi

“A minha convicção é de que é um setor com grande potencial de crescimento. Nós temos kiwis que muito boa qualidade que ombreiam ou superam os melhores do mundo. Somos o quarto produtor europeu de kiwi e o décimo mundial”, afirmou Assunção Cristas

FOTO: Armindo Mendes

A ministra da Agricultura disse hoje em Felgueiras que o setor da produção de kiwi apresenta um grande potencial de crescimento, sobretudo no mercado da exportação.

“A minha convicção é de que é um setor com grande potencial de crescimento. Nós temos kiwis que muito boa qualidade que ombreiam ou superam os melhores do mundo. Somos o quarto produtor europeu de kiwi e o décimo mundial”, afirmou.

Em declarações aos jornalistas após ter discursado no III Congresso Nacional do Kiwi, que decorre até sábado em Felgueiras, a governante recordou haver cada vez mais pequenos e jovens agricultores a olharem para as possibilidades de crescimento do setor.

“Estando a produção bem organizada, pode ser adequada a pequenas parcelas, como temos na região norte do país”, assinalou.

Assunção Cristas recordou, por outro lado, que os agricultores com pequenas parcelas não estão impedidos produzir, desde que estejam associados através da organização de produtores.

Esse processo, assinalou, “permite depois abastecer mais mercados internacionais”.

“O kiwi já é exportado para muitos países e pode chegar a muitos outros”, destacou ainda.

A organização da oferta no setor é de 46%, muito acima da média nacional na agricultura.

Para a ministra, o trabalho de organização da produção, “que no caso do kiwi se vê de forma exemplar”, é algo que o Governo quer prosseguir, “apoiando com majorações no PDR 2020”.

A propósito do Plano de Desenvolvimento Rural do anterior quadro comunitário, a governante recordou que dos 40 milhões de euros investidos no setor, 25 milhões reportaram a explorações de jovens agricultores.

Aqueles investimentos, concluiu, traduziram-se em mais 850 hectares de produção de kiwis.