
O ministro da Economia, Pires de Lima, disse hoje, em Felgueiras, que o Tâmega e Sousa é um exemplo de inovação e empreendedorismo, destacando “o desempenho exportador do território, acima da média nacional”.
“É uma zona altamente exportadora de bens, com taxas de crescimento das exportações claramente acima da média nacional”, vincou, falando para uma plateia composta sobretudo por empresários e autarcas da região.
Discursando na cerimónia de encerramento da entrega dos prémios de empreendedorismo, organizada pela comunidade intermunicipal, o ministro considerou que o “Tâmega e Sousa é um exemplo dos bons resultados da capacidade de empreender e cooperar entre agentes públicos e setor privado”.
Pires de Lima avançou com alguns indicadores económicos da região, destacando que em 2014 foi responsável por 3,3% do total das exportações portuguesas, com um volume de negócios de 1.614 milhões de euros.
Vincou, por outro lado, que “as exportações valem duas vezes e meia aquilo que esta região importa”, o que corresponde, exclamou, a uma taxa de cobertura de 263%.
Pires de Lima recordou, a propósito, “o forte peso da indústria transformadora”, assinalando o desempenho dos setores do calçado, mobiliário, têxtil e agroindustrial.
Para ilustrar o “dinamismo e resiliência” da região, recordou que nos 11 concelhos do Tâmega e Sousa foram constituídas, em 2014, 1.279 empresas, o que corresponde 4% do total do país.
No território, precisou, há 368 empresas com o estatuto de “PME Leader” e 105 têm o galardão “PME Excelência”.
“É um caso notável de excelência e que também se posiciona acima da média nacional”, comentou.
Recordando que região tem uma “população mais jovem do que a média nacional”, anotou que, no último ano, o desemprego baixou 16% no território.
“A região do Tâmega e do Sousa consegue estes resultados, porque tem apostado numa estratégia de especialização tecnológica e inovação das suas empresas”, precisou.
Na sessão de hoje, realizada na Casa das Artes, no centro de Felgueiras, foram atribuídos os galardões às empresas vencedoras das várias categorias do Prémio Tâmega Sousa Empreendedor, cerimónia que contou com a presença de vários presidentes de câmara da região.
APM.
Lusa/fim