“Moedinha, sff!…”

Daqui a nada os felgueirenses terão que se reabituar a colocar a moedinha nos parquímetros! Segundo as mais recentes notícias, depois de suspenso em janeiro de 2012, o pagamento de estacionamento na cidade de Felgueiras estará de volta no máximo em abril de 2016!

A perspetiva de pagamento de estacionamento pode ser visto sob duas perspetivas: (i) a pedagógica, de regulação do estacionamento, e que se traduz também na facilitação do acesso rápido e temporário a serviços públicos e ao comércio localizado no centro da cidade, e (ii) a puramente economicista de arrecadação de receita!

Certamente que a desabituação é grande, mas de facto no centro da Cidade de Felgueiras a reativação dos parquímetros terá principalmente um necessário e importante efeito regulador do estacionamento, pois apesar de muito cómodo para os utilizadores, a ocupação por longos períodos de tempo de estacionamento público junto aos seus locais de trabalho ou residência, dificulta e, muito a vida de muitos que necessitam por curtos períodos de tempo de aceder rapidamente a serviços públicos ou locais de comércio. Por vezes e para não perderem muito tempo acabam por condicionar a fluidez do trânsito devido a estacionamentos menos ortodoxos ou em segunda fila…
Além do mais, próximo do centro da Cidade de Felgueiras existem vários pontos de estacionamento gratuito que podem e devem ser utilizado para estacionamentos prolongados, como por exemplo as Portas da Cidade.

Acresce a estes que o município, finalmente, anuncia a abertura do Parque de Estacionamento da Praça Dr. Machado de Matos!

A propósito desta disponibilização/abertura, sublinhe-se que a colocação ao serviço desta infraestrutura acontecerá quase 3 anos depois de ter sido inaugurada com pompa e circunstância, com fogo de artifício e fado! Triste fado o nosso felgueirense por tamanha demora no usufruto… Mas o mais caricato desta obra, é quem em 2014, 11 de novembro de 2014 para ser mais preciso, e na sequência de um pedido de informações enquanto Deputado na Assembleia Municipal, um Técnico Superior da Câmara Municipal de Felgueiras informou-me que a empreitada se encontrava concluída, que não existiram trabalhos adicionais na empreitada, e que não se encontravam nessa altura trabalhos em curso referentes à empreitada. Ou seja, mais de 1 ano depois da obra ter sido inaugurada a mesma encontrava-se concluída e inaugurada em ambiente de campanha com fins populares e eleitoralistas, mas só grosso modo 3 anos depois é que será na sua totalidade colocada à disposição de todos!… Vale uma boa reflexão sem dúvida…

Mas nesta questão dos parquímetros existe ainda uma outra anunciada intenção que merece reflexão e talvez uma crítica profunda: a instalação de parquímetros na Cidade da Lixa, na sua zona mais central!

Tendo a Lixa sido alvo do encerramento de importantes serviços públicos, e de uma diminuição da centralidade do seu comércio, é muito questionável a intenção anunciada pelo Executivo PSD de instalação de parquímetros na Cidade da Lixa, numa zona importante sobretudo como ponto de encontro e confluência social dos lixenses. Aqui, ao contrário do que acontece em Felgueiras, claramente o objetivo é na minha opinião principalmente economicista, e por isso deve merecer a devida resposta por parte dos lixenses!