Mosteiro de Pombeiro acolhe concerto da Orquestra do Norte

O Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, vai acolher, no dia 15 de agosto, ás 18 horas, a Orquestra do Norte para mais um concerto no âmbito da itinerância do ciclo “Beethoven na Rota do Românico”.

O emblemático Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, cuja fundação remonta ao XI, vai acolher a Orquestra do Norte para mais um concerto no âmbito da itinerância do ciclo “Beethoven na Rota do Românico”.

Tudo a postos para um programa que contempla a Sinfonia nº 1 do genial compositor alemão, uma obra que remonta a 1795, desta data constam os primeiros esboços daquilo que hoje se considera como algo magnífico enquanto resultado de um labor compositivo que redunda e traceja a fusão entre o estilo clássico e romântico e, eterna, consegue seduzir os grandes maestros do século XXI.

Integram o programa o Concerto para violino e orquestra em ré maior, OP.61, uma obra em que o protagonismo do violino é a prova cabal e comprovativa de que Beethoven queria sempre ir mais além nas exploração das suas capacidades criativas enquanto compositor. Inclui ainda a Sinfonia nº9 em ré menor, OP. 125, “Coral”, concluída em 1824, constitui um lugar de mérito no repertório clássico ocidental.

Finalmente, – o último andamento – “Ode à alegria”, um excerto reconhecidamente mais popular, mas cujo contributo para cativar as franjas menos identificadas com a dita música clássica é inequívoco. Um final de tarde de boa memória para todos os que se deslocarem ao Mosteiro de Pombeiro, a partir das 18h00, do dia 15 de agosto, sexta-feira.