Movimento cívico convoca manifestação contra exploração de lítio em Seixoso-Vieiros

O Movimento Seixoso-Vieiros Lítio Não informa hoje que vai realizar, no sábado, uma manifestação em frente à Câmara de Felgueiras contra a inclusão da zona no concurso de prospeção e exploração de lítio.

 

O evento está marcado para decorrer, a partir das 15:00, na Praça da República, informa, em comunicado.

A manifestação pretende ser um alerta para os riscos eminentes “e uma tentativa para impedir que Seixoso-Vieiros vá a concurso”, acrescenta.

No início de fevereiro, o Governo autorizou a prospeção e pesquisa de lítio em seis zonas do país, nomeadamente na denominada “Seixoso-Vieiros”, que abrange os concelhos de Fafe, Celorico de Basto, Guimarães, Felgueiras e Amarante.

Segundo o movimento cívico, as populações estão “seriamente preocupadas” com os impactes que a prospeção e pesquisa de lítio possam causar e com a possibilidade da posterior exploração de lítio e outros minerais de valor.

“A zona a concurso é densamente povoada, o Monte de Santa Quitéria e as serras abrangidas podem estar sujeitas a riscos, existindo atividades económicas que podem ser negativamente afetadas pela atividade extrativista prevista”, conclui.