Município de Fafe comparticipa transportes públicos a idosos e estudantes

A redução tarifária dos transportes públicos em Fafe vai permitir à autarquia comparticipar a 100% os passes dos alunos do secundário e dos idosos com mais de 65 anos, anunciou fonte autárquica.

O Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART) está implementado naquele concelho desde segunda-feira.

Na prática, o programa vai permitir a comparticipação a 100% do transporte dos alunos do secundário com direito a passe, em todos os circuitos.

No circuito de transportes urbanos, está previsto o apoio a 100 % no transporte a todos os estudantes do 5.º ano de escolaridade ao 12.º ano.

No circuito urbano, o Município comparticipa, ainda, a 100% o transporte dos seniores com idade igual ou superior a 65 anos, que sejam portadores do Cartão Municipal Sénior.

O PART tem ainda como objetivo o combate dos efeitos negativos associados à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.

O programa visa, desta forma, atrair passageiros para o transporte público e pretende ser uma ferramenta de coesão territorial.

“Em Fafe, esta é mais uma medida que vai de encontro ao trabalho que temos realizado no sentido de aumentar a utilização dos transportes urbanos”, disse Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal, citado em comunicado.

“Esta é, no fundo, mais uma forma de criar condições para que as pessoas utilizem mais os transportes urbanos, contribuindo, com isso, para as questões da sustentabilidade ambiental e da mobilidade no concelho”, acrescentou.

A autarquia adiantou ainda que “está para breve” a requalificação do Centro Coordenador de Transportes de Fafe, uma obra que tem como objetivo melhorar as condições de utilização e mobilidade para os utilizadores daquele espaço.