
Márcio Silva, guitarrista, natural da freguesia de Sendim no concelho de Felgueiras, integrou o duo vencedor do Prémio Jovens Músicos na categoria Música de Câmara nível superior.
01O Prémio Jovens Músicos é organizado pela RTP/Antena 2, e a final da edição 2022, a 35.ª, decorreu no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal.
Durante este concurso, o Duo Sirius composto por Diogo João e Márcio Silva, passou por duas etapas de apuramento para a final. A primeira fase de seleção foi anónima através de gravação, seguida por uma eliminatória que decorreu na Casa da Música no Porto.
Para Márcio Silva, a escolha pela guitarra como instrumento foi natural, tendo despertado para a música “pelo ambiente familiar que lhe proporcionou o interesse e as condições”. O músico iniciou a sua formação musical no Conservatório de Música de Felgueiras.
O TâmegaSousa.pt conversou com Márcio Silva sobre a sua formação, a carreira e a participação no Prémio Jovens Músicos, no espaço envolvente ao Mosteiro de Pombeiro, um dos monumentos mais marcantes da Rota do Românico.
Texto: Hélder Quintela
Vídeo e fotografia: Armindo Mendes