Natal com tenda gigante e mais de 20 eventos, anuncia a vereadora Ana Medeiros (C/ÁUDIO)

Uma tenda gigante e mais de duas dezenas de atividades natalícias vão animar a Praça Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, até 11 de janeiro, com destaque para a Passagem de Ano e o concerto de Blaya.

 

A partir de sábado, a animação será uma constante, logo com a cerimónia de abertura da Praça de Natal e a chegada do Pai Natal, agendada para as 15:00.

Naquele dia são esperadas centenas de crianças e adultos na tenda, um dia “especial”, com a chegada do Pai Natal, que vai circular pelas ruas da cidade e contará com animação de rua, que converge para a tenda.

 

 

Disponível estará também o Mercado de Natal, a Casinha do Pai Natal e insufláveis.

A programação de Natal, “pensada para envolver a comunidade e o público de todas as idades”, conta com vários concertos, dança, circo, apresentação de livros e uma parada de Natal, que irá percorrer as ruas da cidade.

 

Tenda irá receber festas de instituições do concelho que juntarão centenas de crianças e idosos

Ana Medeiros, vereadora da Cultura do Câmara de Felgueiras, contou ao Expresso de Felgueiras que o objetivo “é criar um espaço que torne os felgueirenses uma família só”.

“O espaço da tenda é a casa mãe e ali podemos todos encontrar-nos”, disse.

Os vários eventos agendados vão envolver instituições e associações do concelho, procurando dar aos visitantes um programa diversificado e adaptado a todas as idades.

Exemplo disso é a atividade Super Circo e Escolas Macpiremo, agendada para o dia 21 de dezembro, pelas 15:00, que vai concentrar cerca de 800 crianças das paróquias do padre André.

“Em vez de realizaram uma festa em cada paróquia, optou-se por realizar uma grande festa na tenda”, explicou a vereadora.

 

Ana Medeiros - CM Felgueiras
“A tenda vai ser o palco para estas atividades, dando grandiosidade às iniciativas”, garantiu Ana Medeiros.

 

O programa contempla ainda atividades das universidades seniores, das bandas de música do concelho, Festa de Natal da Cercifiel, Festa de Natal intergeracional para públicos mais desfavorecidos e atuações das escolas de dança.

Depois da abertura do Natal da Praça, o destaque vai para o Concerto de Natal, com a Orchestra Club, com um reportório de jazz, swing, funk e pop, mas também os temas favoritos da época natalícia. O concerto vai decorrer no domingo, pelas 21:30.

A 16 de dezembro, a tenda irá encher-se com centenas de idosos para a Festa de Natal Sénior, animada com o “Ás da Concertina”.

A 22 de dezembro, o destaque vai para a Parada de Natal e mostra de dança ADN, que terá início em frente à biblioteca municipal, pelas 15:00, e término na Praça Dr. Machado de Matos.

 

Passagem de Ano com Blaya e Gala do Desporto para o início do novo ano

A vereadora da Cultura da Câmara de Felgueiras prevê “mais pessoas” no concelho, nos dias de atividades, e na Passagem de Ano, dado que Blaya é uma cantora de momento e atrai diversos públicos.

“Teremos cá muitas pessoas de Felgueiras, mas também da região”, garantiu, revelando que o concerto de Blaya vai decorrer no interior da tenda, evitando que a chuva, caso esteja prevista, estrague o espetáculo”.

“Este executivo quer colocar Felgueiras no mapa e na rota da cultura e da atratividade de uma forma global, disse Ana Medeiros, defendendo que “se aumentam os visitantes, funciona o comércio, funcionam os cafés e funciona a restauração”.

“Temos um programa pensado de Felgueiras para Felgueiras”, acrescentou.

A programação de Natal encerra com a Gala do Desporto, a 03 de janeiro, o Encontro de Cantadores de Reis, a 05 de janeiro, e o Concerto de Ano Novo, que vai decorrer na Casa das Artes, a 11 de janeiro, às 21:30.