“Natal tranquilo” para os bombeiros do concelho de Felgueiras (C/ÁUDIO)

Segundo os comandantes dos Bombeiros Voluntários da Lixa e de Felgueiras, Vítor Meireles e Júlio Pereira, a atividade das suas corporações durante o período natalício foi normal.

 


“Este dias, face ao nosso apelo, e aos apelos das autoridades, foram extremamente calmos, não tivemos nenhuma situação digna de registo, e felizmente as famílias puderam desfrutar do Natal em segurança, em perfeita saúde, porque as ocorrências não foram urgentes”, revelou ao Expresso de Felgueiras o comandante Vítor Meireles.

 

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

 

Para os Bombeiros Voluntários de Felgueiras, o comandante Júlio Pereira, considerou “que foi um fim de semana normal, com 26 ocorrências de emergência pré-hospitalar, e não houve nenhuma de referência, foram mesmo doenças súbitas e um acidente na sexta-feira”.

“Não se fez sentir a afluência de tráfego, nem número de ocorrências em excesso, anormais, para esta época de Natal”, acrescentou o comandante da corporação de bombeiros de Felgueiras.

 

FOTO: Armindo Mendes (Direitos Reservados)

 

Para esta época festiva natalícia os bombeiros de Felgueiras e da Lixa não efetuaram reforço de meios operacionais. 

Nos BVF estiveram em cinco elementos com o operador da central em permanência durante 24 horas, existindo ainda outros operacionais em prevenção. 

Já na Lixa, “tivemos a nossa equipa profissional que está cá 365 dias por ano, 24 horas por dia, composta por três elementos, e tivemos ainda um piquete composto por mais cinco operacionais, além dos voluntários que quiseram vir até aqui [quartel] cumprimentar os colegas”, explicou o comandante Vítor Meireles.

Para o próximo fim de semana as duas corporações de bombeiros concelhias não têm previsto qualquer reforço de meios, mas os dois comandantes, reforçam a necessidade de adoptar medidas de prevenção relacionados com o consumo de álcool, práticas de condução segura, e na utilização de braseiros para aquecimento que por vezes não cumprem os requisitos de segurança necessários.