Nuno Fonseca celebrou protocolos para parques infantis em todas as freguesias (C/ÁUDIO)

O presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca, celebrou hoje com as juntas de freguesia do concelho protocolos, no valor global de 256 mil euros, que vão permitir construir ou remodelar, em todo o território do município, parques infantis, numa cerimónia que se realizou no parque de lazer de Macieira da Lixa.

 

“Entendemos que devíamos fazer isto numa cerimónia mais solene convosco de assinatura dos protocolos com todas as juntas. Entendemos fazê-lo aqui, em Macieira da Lixa, porque temos um parque fantástico, que é um sinal daquilo que nós gostaríamos de ver espalhado, como este e se possível melhor ainda, em todo o concelho e em todas as freguesias”, comentou o autarca.

 

 

Falando na abertura da cerimónia realizada ao ar livre, Nuno Fonseca acrescentou: “Damos aqui o ponto de partida para aquilo que é este protocolo e é a primeira vez que a câmara vai fazer o adiantamento total de uma verba para as juntas de freguesia”.

 

NUNO FONSECA. “AS JUNTAS SÃO ENTIDADES DE CONFIANÇA E PROXIMIDADE”

 

Ouvido por representantes de todas as freguesias e pelos vereadores do executivo, acrescentou: “Temos de partir nesta base de confiança e nós sabemos que as juntas são entidades de confiança e proximidade que têm demonstrado que conseguem dar boas respostas”.

Nuno Fonseca protocolos freguesias com Marco Silva
Momento solene de assinatura do protocolo com o presidente da junta anfitrião, Marco Silva, autarca de Macieira da Lixa e Caramos

Sempre num tom informal, Nuno Fonseca disse esperar que, “quando chegar o próximo 1 de junho, dia da criança, haja já em todas as freguesias condições para que as crianças possam usufruir dos parques infantis, sem terem de se deslocar para fora”.

O autarca assinalou também ser intenção da câmara prosseguir com este tipo de protocolos com as freguesias, referindo a água e outras infraestruturas como uma possibilidade no futuro.

 

APOIOS VÃO CHEGAR ÀS ‘ANTIGAS’ 32 FREGUESIAS DO CONCELHO

 

Com este conjunto de protocolos, a câmara de vai comparticipar a construção ou remodelação de parques infantis em todas as freguesias do concelho, num investimento municipal estimado em 256 mil euros, disse hoje o presidente Nuno Fonseca.

A medida consubstancia-se na atribuição de uma verba de oito mil euros a cada uma das antigas 32 freguesias, no âmbito dos protocolos hoje formalizados e que terão de ser postos em prática até meados de 2020.

protocolos parques infantis Macieira da Lixa2
Nuno Fonseca discursando para os autarcas das freguesias

No caso das uniões de freguesia, a verba corresponderá à soma de cada uma das antigas freguesias agrupadas.

Haverá apoio para novos parques ou remodelação dos existentes.

Foto do momento final da cerimónia, como os presidentes de junta e os representantes do executivo municipal
Foto do momento final da cerimónia, com os presidentes de junta e os representantes do executivo municipal

Nuno Fonseca assinalou recentemente que as obras terão de ser realizadas pelas juntas de freguesia, que contarão com o apoio financeiro do município, como constará do respetivo protocolo.

Serão contemplados os projetos para a construção de novos parques infantis ou remodelação dos existentes.