Olimpíadas do Desporto juntam 600 atletas em Lousada

Participam neste evento os municípios de Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Felgueiras, Castelo de Paiva, Resende, Cinfães, Baião, Marco de Canaveses, Amarante e Celorico de Basto

Lusa

A primeira fase das Olimpíadas de Desporto da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vão juntar, no sábado, em Lousada, cerca de 600 atletas, revelou fonte da autarquia.

As Miniolimpíadas do Vale do Sousa, que se realizaram nos últimos anos, foram alargadas aos 11 municípios da CIM e apresentam novidades.

Participam neste evento os municípios de Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Felgueiras, Castelo de Paiva, Resende, Cinfães, Baião, Marco de Canaveses, Amarante e Celorico de Basto.

Nesta primeira edição a organização vai ser tripartida e decorre durante os três primeiros sábados deste mês de junho. O município de Lousada é o responsável pela organização do primeiro dia de provas seguido de Penafiel, no dia 14 e Celorico de Basto, no dia 21.

No primeiro dia de provas, Lousada recebe os atletas dos vários concelhos para as diversas modalidades que decorrem em locais distintos.

A competição de basquetebol masculino e basquetebol feminino realiza-se no Pavilhão Municipal e EBS de Nogueira. O futsal masculino vai decorrer no Pavilhão do CCD Ordem e EB 2,3 de Lousada. Nas Piscinas Municipais realizam-se as provas de pólo aquático e o futebol de 7 feminino no Complexo Desportivo. Os participantes na modalidade de ténis vão ter como palco também o Complexo Desportivo.

A sessão de abertura e boas vindas realiza-se pelas 09:00. Entre as 10:00 e as 18:00 decorrem as competições, com intervalo para almoço das equipas presentes.

A cerimónia de encerramento está agendada para as 18:30 no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca ou Pavilhão Municipal.

Vão participar nas várias modalidades cerca de 600 atletas que representam cada município da CIM, nascidos entre os anos de 1999 e 2001.

Esta atividade conjunta pretende ser um incentivo ao fair-play e ao respeito entre os intervenientes dos municípios e das várias modalidades.

No sábado seguinte, dia 14 é a cidade de Penafiel que recebe os atletas que vão participar noutras modalidades, como o futsal feminino, natação, natação adaptada, BTT, hóquei em patins e ténis de mesa.

Celorico de Basto recebe, no dia 21 de junho, as equipas dos concelhos que constituem a CIM participantes nas modalidades de andebol masculino e feminino, voleibol e gira-vólei, futebol 7 masculino, atletismo e atletismo adaptado.