Operacionais dos Bombeiros de Felgueiras vão ter novo equipamento de proteção

Os Bombeiros de Felgueiras vão assinalar o Dia do Bombeiro, no domingo, com a entrega de novos equipamentos de proteção a cada operacional da corporação, avançou ao Expresso de Felgueiras o comandante Júlio Pereira.

 

Através de uma campanha, realizada por operacionais daquela corporação, todos os bombeiros do corpo ativo vão receber um capacete novo, lanternas e um Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto, que permite ao bombeiro agir em atmosferas com baixo teor de oxigênio.

“Trata-se de uma peça única e uma situação inédita em bombeiros”, adiantou o comandante Júlio Pereira.

Às equipas que saem para o terreno será, ainda, dado um rádio por elemento.

A oferta resulta de uma iniciativa dos operacionais de Felgueiras, com o apoio do comando e direção, que consistia em pedir a entidades e empresas a oferta de equipamentos.

“Não se pedia dinheiro, mas sim equipamentos”, frisou Júlio Pereira, explicando: “depois de fazermos um levantamento do valor das peças fazíamos uma abordagem às empresas para nos oferecerem, por exemplo, três capacetes. O valor era faturado pela empresa que, depois, oferecia o equipamento aos bombeiros”.

Através daquela iniciativa, os operacionais de Felgueiras ficarão “melhor equipados”, garantiu o comandante.

O Dia do Bombeiro, tradicionalmente assinalado com um conjunto de iniciativas e envolvendo a comunidade, vai ser assinalado de forma simbólica devido à pandemia da covid-19. Depois da entrega dos equipamentos aos bombeiros decorrerá um desfile motorizados com os veículos operacionais da corporação e os do museu.