Parquímetros reativados em Felgueiras após cinco anos de suspensão

O pagamento de estacionamento de viaturas no centro de Felgueiras, suspenso desde janeiro de 2012, vai regressar na segunda-feira e será alargado à praça principal da Lixa, o segundo polo urbano do concelho.

Segundo fonte da autarquia de Felgueiras, a medida pretende “incrementar a rotatividade de estacionamento em lugares demarcados junto aos estabelecimentos comerciais, de serviços e de instituições públicas e contribuir para uma maior dinamização do comércio local”.

O estacionamento será taxado nos dias úteis, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 20:00.

Ao sábado, domingo e feriados o estacionamento não será cobrado.

Parquímetros reativados em Felgueiras após cinco anos de suspensão3

Nas zonas com parquímetros, o estacionamento custa 10 cêntimos por cada 15 minutos e é limitado a duas horas, o que corresponderá a 80 cêntimos.

Os parquímetros em Felgueiras têm estado inoperacionais desde o início de 2012, depois de a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) os ter selado, no âmbito de uma operação de fiscalização, por alegadas irregularidades.

Desde essa altura, Felgueiras tem sido a única cidade do Vale do Sousa onde é gratuito estacionar nas principais artérias.

Agora que a exigência de pagamento vai ser retomada pela autarquia, na cidade de Felgueiras, foram delimitadas 11 zonas de estacionamento, que incluem as principais ruas, praças e avenidas, onde se situa a maioria dos serviços públicos, como a GNR, Centro de Saúde, Tribunal, CTT, Segurança Social e Conservatórias, entre outros.

Na Lixa, onde o estacionamento nunca tinha sido cobrado, foram instalados parquímetros na praça central.

parque-de-estacionamento-da-praca-dr-machado-de-matos-3

Na sede do concelho, a autarquia também já está a cobrar o estacionamento no parque subterrâneo da Praça Dr. Machado de Matos, com capacidade para 200 lugares, que foi gratuito nas últimas semanas de 2016.

APM // MSP

Lusa/fim