Penafiel investe 70.000 euros para reforçar imagem de “Cidade Natal”

Penafiel vai investir 70.000 euros em animação de Natal e Ano Novo para continuar a ser a cidade do Tâmega e Sousa mais visitada nesta altura do ano, disseram hoje os presidentes da Câmara e da Associação Empresarial.

“Cerca de 80% das compras no comércio da cidade nesta altura do ano são feitas por pessoas de outros concelhos”, revelou Pedro Bessa, dirigente da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), em conferência de imprensa.

Para o dirigente, que estava acompanhado pelo presidente da Câmara, Antonino Sousa, este dado comprova que vale a pena continuar a apostar, em articulação com a autarquia local, num conjunto diversificado de atividades, por altura da quadra natalícia, para reforçar a atratividade da cidade, em especial do seu comércio tradicional.

penafiel-cidade-natal-3

A partir de quinta-feira, à AEP cabe promover, durante 31 dias, as ações de animação, com música, teatro de rua, um carrossel para as crianças mais pequenas, a tradicional figura do Pai Natal e respetivo trono e um comboio que percorrerá as artérias da cidade. A Associação Empresarial anuncia um investimento de 10.000 euros, mais 20% do que em 2015.

As atividades de “Penafiel Cidade Natal” estarão espalhadas pelo centro histórico, em seis palcos, mas o epicentro acontecerá no Largo da Misericórdia, onde será montada pelo Município uma “prenda gigante”, de 80 metros quadrados e 10 metros de altura, com iluminação e decoração de Natal.

“Esta magia não é inocente”, reconheceu, sublinhando que o investimento da AEP tem como propósito principal criar um bom ambiente para as vendas do comércio tradicional, que vai trabalhar todos os dias, sem pausas, até 25 de dezembro.

Fruto desta aposta, o volume de negócios, assinalou Pedro Bessa, tem sido potenciado nos últimos anos, o que também se deve à qualidade e diversidade das lojas que existem no centro urbano.

Também para o presidente do Município, a aposta conjunta das duas entidades na animação natalícia, que este ano é reforçada com “um programa muito intenso”, tem-se refletido numa maior atratividade da cidade, cujas ruas centrais são nesta altura do ano muito movimentadas, com milhares de pessoas às compras no comércio tradicional.

A Câmara anuncia, da sua parte, um investimento de 60.000 euros, semelhante ao de anos anteriores. Cabe ao Município suportar os encargos com a iluminação “verdadeiramente surpreendente”, que incluirá as igrejas da cidade. A isto acrescem a animação musical e a tenda, em forma de prenda de Natal, igual à que vai ser montada em Lisboa, que o presidente de Penafiel prevê venha a ter um grande impacto visual para os visitantes.

A passagem de ano vai ser outro “momento marcante”, com uma festa agendada para a Praça Escritaria, ao ar livre e acesso gratuito, que este ano tem como parceira a estação de rádio RFM. Para além da animação musical, com grupos e DJ’s, está anunciada uma sessão de fogo-de-artifício para assinalar a entrada do Ano Novo. Se as condições do tempo forem adversas, a festa ocorrerá no pavilhão de exposições.

penafiel-cidade-natal-2

Antonino Sousa reforçou que vale a pena o investimento num contexto de atração de visitantes, atendendo ao volume de negócios realizado pelo comércio local e na promoção de “um concelho com vocação turística que é central no contexto regional”.

Uma das novidades deste ano é o envolvimento das escolas do concelho, dos diferentes graus de ensino, cujas comunidades foram convidadas a preparar trabalhos alusivos ao Natal em Penafiel, que vão ser expostos em nove painéis espalhados pela cidade.

O programa de atividades incluirá uma exposição e concurso de fotografia para homenagear o fotógrafo local Sebastião Borges. O prémio será atribuído à fotografia com mais “gostos” na rede social ‘Facebook’.

 

APM // JGJ

Lusa/Fim