Penafiel vai poder candidatar em maio aquisição de autoescada, anunciou o Governo (C/ÁUDIO)

O presidente da Câmara de Penafiel disse estar satisfeito com o anúncio de hoje do Governo de que, em maio, a corporação de bombeiros vai poder apresentar uma candidatura a fundos europeus para aquisição de uma autoescada.

“Ficámos satisfeitos pelo senhor secretário de Estado ter confirmado o que já havíamos falado em reunião na Secretaria de Estado, relativamente ao regulamento que irá permitir a aquisição da viatura para os Bombeiros de Penafiel”, afirmou Antonino de Sousa, em declarações aos jornalistas.

O autarca falava em Penafiel, à margem da cerimónia de apresentação do Plano Operacional Distrital do Porto, na qual participaram entidades de todo o distrito, com a presença do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

Há alguns meses que a autoescada dos Bombeiros de Penafiel está inoperacional, na sequência de estragos que sofreu no combate a um grande incêndio industrial no concelho.

No final de dezembro, um incêndio no centro histórico, que danificou várias habitações, obrigou a recorrer à autoescada dos Bombeiros de Baltar, no vizinho concelho de Paredes.

Hoje, o secretário de Estado anunciou publicamente que em maio será aberto o aviso para que possa ser formalizada a candidatura ao atual quadro comunitário, no âmbito de uma estratégia nacional definida pelo atual executivo.

Antonino de Sousa assinalou hoje que a candidatura deverá ser apresentada pelos Bombeiros de Penafiel, mas reafirmou a disponibilidade do Município para apoiar na componente nacional.

Antonino-Sousa-3

“A Câmara Municipal assumiu publicamente que está disponível para apoiar a componente nacional, numa fórmula que encontrará juntamente com os bombeiros”, explicou.

O novo equipamento, previu o autarca, poderá ter um custo superior a 300.000 euros.

Apesar de a viatura ficar sediada na corporação da cidade, vai servir as demais corporações do concelho e integrará o dispositivo distrital.

 

APM // MSP

Lusa/fim