Policia Municipal de Felgueiras tem novo fardamento

Os agentes da polícia municipal de Felgueiras têm, desde segunda-feira, um novo fardamento, informou fonte da autarquia.

De acordo com a mesma fonte, a nova indumentária da polícia municipal foi apresentada ao executivo no dia seguinte à passagem do 27.º aniversário da criação deste serviço.

Estes novos uniformes foram confecionadas de conformidade com portaria n.º 304-A/2015 de 22 de setembro, diploma que veio definir os modelos, as regras e equipamentos destes agentes de autoridade municipal.

Segundo fonte da câmara, a portaria impõe a definição do uniforme destes profissionais, por forma que qualquer cidadão possa em qualquer zona do país distinguir o agente de polícia municipal.

A portaria estabelece, também, a caracterização das viaturas, define a cor base das mesmas e identifica os distintivos e heráldica a aplicar.

Quanto ao equipamento que os agentes usam, existem dois tipos: o uniforme de uso obrigatório, o uniforme masculino e feminino, de verão e de inverno.

fardamento-policia-municipal-de-felgueiras-2

O uniforme masculino de inverno é constituído por anoraque com capuz e calça, um blusão, um boné de tecido idêntico às restantes peças de vestuário, botas forradas, calça confecionada em tecido de algodão e poliéster, camisa de manga comprida, camisola confecionada em malha de lã/poliéster e fato de chuva composto de casaco e calça.

O uniforme masculino de verão é constituído por camisa de manga curta, confecionada em algodão poliéster.

O fardamento feminino de inverno é constituído por anoraque com capuz e calça, igual ao uniforme masculino, um blusão igual ao uniforme masculino, com algumas adaptações, uma saia, uma camisola e camisa de mangas compridas, igual à do uniforme masculino, também, com as devidas alterações, um boné, gravata e cinto, igual ao do uniforme masculino, sapato e bota alta.

O uniforme feminino de verão é constituído por camisa de mangas curtas, igual à do uniforme masculino, com as devidas adaptações, sendo que as restantes peças são idênticas às do uniforme de inverno.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, destacou o trabalho desenvolvido pelos agentes e considerou que estes “são o primeiro rosto do município”.

fardamento-policia-municipal-de-felgueiras-3

O autarca ressalvou que os agentes deste serviço devem poder ser devidamente identificados pelos munícipes que a eles recorram, funcionando como o elo de ligação com o município e mantendo com os munícipes uma relação de proximidade.

O serviço da Polícia Municipal de Felgueiras integra mais de 20 elementos e compete-lhe fiscalizar o cumprimento das leis e regulamentos relativos às atribuições das autarquias e à competência dos seus órgãos.