
A população idosa, em situação de carência, do concelho de Felgueiras vai ter acesso a policiamento de proximidade e acompanhamento social da GNR, anunciou a autarquia.
A iniciativa resulta de um protocolo assinado entre a Câmara de Felgueiras e o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto.
A assinatura do acordo realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do comandante Territorial do Porto, coronel Ruas Moreira.
Na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Nuno Fonseca, realçou que o município pretende, com esta cooperação, “dar mais e melhores respostas no âmbito social”.
Citado em comunicado, o autarca considerou que “o trabalho levado a cabo pelos técnicos da Ação Social do Município será mais eficaz com a participação das forças de segurança”.
“Este protocolo com a GNR será fundamental para complementar o trabalho de sinalização da população idosa em risco de vulnerabilidade já habitualmente desenvolvido pelos técnicos da autarquia”, acrescentou.
O protocolo permite criar uma rede articulada entre Município, GNR e população idosa vulnerável, através do recentemente implementado programa de teleassistência.