Porto e Felgueiras com mais 126 vagas em creches no âmbito do programa PARES

Os concelhos do Porto e de Felgueiras vão ter 126 novas vagas em creches, no âmbito do programa PARES, que conta já com mais de 2.600 vagas, anunciou hoje, Dia Mundial da Criança, a ministra do Trabalho.

 

Em declarações à agência Lusa, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que decidiu assinalar o Dia Mundial da Criança com a assinatura de mais dois protocolos no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).

“Significa que até ao momento temos 42 novos contratos para creches PARES, com 2.674 vagas, com esta prioridade que estamos a dar para garantir o alargamento da capacidade das creches como um elemento decisivo para garantir que conseguimos que as crianças acedam às creches e às respostas de apoio às famílias”, apontou Ana Mendes Godinho.

A ministra acrescentou que estes 42 novos contratos estão dispersos por 27 concelhos e representam 14 milhões de euros de investimento por parte do Instituto da Segurança Social.

Segundo Ana Mendes Godinho, até ao final do ano serão assinados mais contratos, sobretudo nos concelhos com mais população e menos respostas, como Lisboa e Porto, mas também em zonas do interior, como forma de “atrair novos jovens”.

Por outro lado, relativamente à gratuitidade de vagas para as crianças de famílias mais carenciadas, adiantou que já estão 20 mil crianças abrangidas e que a medida será alargada às crianças de famílias do 2.º escalão de rendimentos a partir do próximo ano letivo.

“Nós temos cerca de 79 mil crianças em creche, o que significa que neste momento temos um quarto das crianças nas creches abrangidas pela gratuidade”, frisou a ministra, garantindo que o objetivo do governo é manter o alargamento da rede de creches.

 

 

SV // JMR

Lusa/fim