Presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, preside à CIM do Tâmega e Sousa

FOTO_ Armindo Mendes

O presidente social-democrata da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, já assumiu a presidência da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, confirmou hoje o próprio, em declarações à Lusa.

A assunção do cargo decorre de um acordo celebrado no início deste mandato autárquico entre os presidentes de câmara eleitos pelo PSD e pelo PS no território, que empataram em número de câmaras. O entendimento defendia que, na primeira metade do mandato, a liderança da CIM seria desempenhada pelo PS e a segunda pelo PSD.

Desde o final de 2013, o órgão era presidido pelo edil de Castelo de Paiva, o socialista Gonçalo Rocha. A partir de agora, caberá ao social-democrata de Felgueiras liderar os destinos de uma das maiores comunidades intermunicipais do país, constituída por 11 concelhos, com cerca de meio milhão de habitantes.

Como vice-presidentes, a CIM contará com os autarcas de Amarante, José Luís Gaspar (PSD) e Cinfães, Armando Mourisco (PS).

Nos últimos dias, também houve mudanças na Associação de Municípios do Baixo Tâmega (Amarante, Marco de Canaveses, Baião e Celorico de Basto), que passou a ser liderada pelo presidente da Câmara de Amarante, sucedendo a Manuel Moreira (PSD), de Marco de Canaveses.

No caso da Associação de Municípios do Vale do Sousa (Felgueiras, Lousada, Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel e Castelo de Paiva), espera-se para as próximas semanas a mudança na liderança, ocupada nos últimos anos por Felgueiras. De acordo com a regra da rotatividade, seguida no agrupamento de municípios que gere a Rota do Românico, é expectável que seja o autarca de Lousada, Pedro Machado (PS), assumir a presidência.