Presidente da Câmara de Felgueiras liderará o Tâmega e Sousa a partir de 2016

Inácio Ribeiro explicou à Lusa que este modelo de liderança para a região, com a primeira metade a ser protagonizada pelo PS e a segunda pelo PSD, foi a forma encontrada pelos autarcas para responder ao

FOTO_ Armindo Mendes

O autarca de Felgueiras, Inácio Ribeiro (PSD), vai liderar a Comunidade do Tâmega e Sousa na segunda metade do mandato autárquico, sucedendo a Gonçalo Rocha (PS), de Castelo de Paiva.
Inácio Ribeiro explicou à Lusa que este modelo de liderança para a região, com a primeira metade a ser protagonizada pelo PS e a segunda pelo PSD, foi a forma encontrada pelos autarcas para responder ao “paradoxo” da lei.
“Foi uma decisão tomada de forma cordata e sensata”, comentou.
O autarca de Felgueiras recordou que o PS conquistou mais câmaras nas últimas autárquicas na região, mas o PSD foi o partido mais votado, com cerca de 61%, no conjunto dos 11 concelhos.
O acordo entre os autarcas incluiu também a indicação de um primeiro e um segundo secretários executivos, cargos que vão ser desempenhados por Alírio Costa, do PSD de Felgueiras, e Paulo Ferreira, do PS de Paços de Ferreira.
Inácio Ribeiro explicou à Lusa que, de acordo com a nova legislação, a Comunidade do Tâmega e Sousa tem dimensão para indicar três secretários, mas entendeu-se que dois serão suficientes.
“Eles serão os ‘braços armados’ para executar as decisões políticas tomadas pelos presidentes de câmara”, disse o edil de Felgueiras, destacando o facto de as duas personalidades escolhidas – um economista e outro jurista – conhecerem bem o território.
O primeiro secretário terá competências equivalentes às de um presidente de câmara e o segundo às de um vereador, assinalou ainda o autarca de Felgueiras.
Os dois serão importantes para dotar a região de um bom projeto, visando o quadro estratégico para o período de 2014 a 2020, em que o Pacto para a Empregabilidade estarão no centro das preocupações da região, avançou ainda Inácio Ribeiro.


APM // JGJ
Lusa/fim