
O PSD de Felgueiras questionou o uso de herbicidas em equipamentos escolares do concelho, recordando que a aplicação destes produtos em espaços públicos tem “claros limites” impostos por lei.
Em comunicado enviado ao Expresso de Felgueiras, os social-democratas indicaram que a questão foi colocada, na quinta-feira, ao executivo municipal, durante uma reunião de câmara.
“Os relatos da atuação municipal aconteceram em estabelecimentos de ensino concelhios, alguns dos quais com o galardão “Eco-Escolas”, segundo o PSD.
Citando “as nefastas e comprovadas consequências” do uso de herbicidas e do “nefasto exemplo pedagógico de educação ambiental”, a concelhia do PSD indicou que irá continuar a denunciar situações semelhantes às entidades competentes, prontificando-se a estudar e apresentar “soluções alternativas”.
Os social-democratas concluem apelando ao abandono do uso de pesticidas pelo município, particularmente daqueles que usam glifosato como substância ativa e instando que se cumpra a lei sobre o uso destes produtos, que “impõe claros limites à sua aplicação em espaços públicos”.