PSD/Felgueiras vai apresentar queixa-crime contra Águas do Norte por poluição no rio Vizela

FOTO: ARMINDO MENDES

O líder do PSD/Felgueiras, Vitor Vasconcelos, informou hoje a Assembleia Municipal que o partido vai apresentar uma queixa-crime contra a empresa que gere a estação de tratamento de águas residuais (ETAR) de Serzedo (Guimarães), por alegadamente estar a poluir o rio Vizela.

 

“O rio Vizela é um atentado ambiental que nos preocupa”, afirmou, indicando que a queixa-crime será direcionada à empresa Águas do Norte, que gere a ETAR.

O deputado municipal social-democrata informou também que foram feitas recolhas de água, que foram mandadas analisar, junto a açude de Vila Fria, aproveitando para deixar algumas amostras à mesa da assembleia municipal.

“Temos de ser duros nesta matéria. É uma entidade que é a principal responsável por aquilo”, acentuo Vítor Vasconcelos.

O líder do PSD exortou o presidente da câmara a emprenhar-se na defesa do rio Vizela, seguindo o exemplo do que tem feito o edil de Vizela, Vítor Hugo Salgado.

Nuno Fonseca diz estar atento à questão do rio Vizela

O presidente Nuno Fonseca lembrou que a tutela dos rios não compete aos municípios, sinalizando que, no caso da ETAR de Serzedo, está a trabalhar “em coordenação com autarcas de concelhos vizinhos (Guimarães e Vizela), mostrando as preocupações de Felgueiras”.

Nuno Fonseca Assembleia Municipal de Felgueiras julho 2020 b
FOTO: ARMINDO MENDES

“O que queremos é que haja fiscalização efetiva desses espaços”, referiu o presidente da câmara, informando que a GNR esteve no local nesta sexta-feira a realizar uma ação de fiscalização.