Queima do Pai das Orelheiras celebra Carnaval em Fafe

Fafe volta a celebrar o Carnaval com a tradição da Queima do Pai das Orelheiras, a 25 de fevereiro, depois de recuperada a tradição, em 2015, informou a autarquia.

 

A animação carnavalesca começou já no início do mês com diversos divertimentos, no popular Reino da Folia, junto ao Multiusos de Fafe.

Carrosseis, doces, uma pista de gelo, magia, artes circenses contemplam a programação deste espaço que promete divertir todos que por lá passarem até ao final de fevereiro.

No domingo, a Associação Recreativa e Cultural de Santo Ovídio dinamiza, uma vez mais, o Desfile de Carnaval Popular, pelas ruas da cidade.

No dia do Entrudo, decorrerá a tradicional queima do boneco, de grandes dimensões, na Praça 25 de Abri. Este será um momento que contará com a presença e colaboração de várias associações recreativas e culturais do concelho. Dança, música e muita animação não faltarão durante a festa no centro da cidade.

A juntar a estas iniciativas, Fafe terá, novamente, muita animação pelas freguesias do concelho – vários desfiles, concursos de máscaras e animação tradicional.

Desfile de Carnaval das Escolas

Os festejos do Carnaval no concelho começam na sexta-feira, com o Desfile das Escolas, que contará com a participação de mais de 2.500 de crianças das escolas e jardins de infância do concelho que, vestidas a rigor, desfilarão pelas principais ruas da cidade, a partir das 09:30.

 

Baile de Carnaval Sénior

À tarde, é a vez do Baile de Carnaval Sénior. Cerca de 400 idosos já confirmaram a sua presença nesta que é uma festa já tradicional e que leva alegria e animação aos seniores. O encontro está marcado para a Casa do Gandião, a partir das 14:30.

O presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, citado em comunicado, destaca a importância de manter vivas as tradições da cidade.

“O Carnaval em Fafe contempla um conjunto de dias, onde a animação e a folia são as palavras de ordem. As hostes começam com mais de 2.500 crianças a desfilar pelas ruas da cidade, animando e dando o novo colorido ao centro da cidade. Na parte da tarde, alargamos a festa aos nossos seniores, com o já tradicional Baile que acolhe a simpatia de centenas de idosos. Durante o fim de semana, vão ser várias as iniciativas nas freguesias do concelho, com desfiles, concursos e bailes”.

Raul Cunha destacou o “momento grande” do Carnaval, que é a Queima do Pai das Orelheiras.

“É importante preservarmos este tipo de tradições, que são uma marca da nossa identidade. Esperamos que este ano o bom tempo permita que tudo corra pelo melhor”, disse.