Rali Alto Tâmega: Magalhães e Adruzilo Lopes são candidatos a vitórias

O Rali da Água – CIM Alto Tâmega disputa-se no fim de semana, na região de Chaves, sendo pontuável para o Portugal de Ralis (CPR), Campeonato Norte de Ralis (CNR) e Campeonato RGT de Ralis (RGT).

 

Os pilotos da região, Carlos Magalhães (navegador da equipa Hyundai), Adruzilo Lopes ( Mitsubishi Lancer Evo IX) e Vítor Pascoal (Porsche 911 GT3), são candidatos à vitória nas suas categorias, mas durante o fim de semana esperam-se lutas intensas ao longo das nove classificativas de asfalto da prova.

 

Campeonato Portugal de Ralis

A dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo) chega ao Alto Tâmega na liderança da classificação do campeonato nacional de ralis que tem sido marcado pelo equilíbrio. Nos 4 ralis disputados já venceram três pilotos: duas vitórias para Armindo Araújo, uma para Ricardo Teodósio (Skoda Fabia Rally 2 Evo) e outra para a dupla da Hyundai – Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 R5).

A dupla do felgueirense Carlos Magalhães iniciará o rali moralizada pela recente vitória no Rali Vinho Madeira, sendo que em 2020 foram os mais rápidos nesta prova do Alto Tâmega.

No entanto, ao trio Armindo Araújo, Ricardo Teodósio e Bruno Magalhães, deverão juntar-se na luta pelos lugares cimeiros da classificação geral José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 R5) e Pedro Meireles/Mário Castro (Volkswagen Polo R5).

O grande ausente desta prova é Miguel Correia, que é acompanhado pelo navegador amarantino António Costa, dupla que conseguiu como melhor resultado em 2021 o 3.º lugar entre os concorrentes do campeonato nacional no Rali Terras D’Aboboreira.

 

Campeonato Norte de Ralis

Com quatro ralis disputados no CNR o felgueirense Adruzilo Lopes lidera isolado com uma margem de 30 pontos o CNR. Adruzilo Lopes venceu três dos quatro ralis disputados, entre os quais o Rali de Mesão Frio disputado no passado fim de semana. Contudo o campeonato é longo, faltando ainda disputar cinco provas.

Adruzilo parte para este Rali da Água com o objetivo de vencer uma prova do seu agrado, e onde venceu a classificação do Grupo N no ano passado ao volante do mesmo Mitsubishi Lancer com que alinhará este fim de semana.

 

 

O principal opositor de Adruzilo Lopes voltará a ser Fernando Peres que abandonou em Mesão Frio.

 

Campeonato RGT de Ralis

Os potentes carros da categoria GT regressam às classificativas de asfalto no Alto Tâmega, e o baionense Vítor Pascoal é um dos favoritos à vitória ao volante do seu Porsche 911 GT3.

Pascoal, ocupa neste momento a segunda posição do Campeonato RGT de Ralis a 1,5 pontos do primeiro classificado, contudo admitiu que será um rali onde não poderá aproveitar toda a competitividade do seu carro “porque o piso tem geralmente partes mais sujas, com bastante terra, o que coloca desafios maiores a um carro de tração traseira”.

O Rali da Água – CIM Alto Tâmega antecede o Rali Serras de Fafe e Felgueiras, que será disputado a 2 e 3 de outubro, e que receberá também os pilotos do campeonato europeu de ralis.

 

Hélder Quintela