Rali de Vieira do Minho marca o arranque competitivo dos ralis em 2021

FOTO: Município de Vieira do Minho

O Rali de Vieira do Minho, primeira prova do Campeonato Norte de Ralis (CNR), e primeiro rali deste ano de 2021, vai mesmo ser disputado no fim de semana.

 

A confirmação surge após a autorização da Direção-Geral de Saúde (DGS) para que a prova aconteça, embora com fortes restrições. O rali será disputado sem público, e sob um rigoroso Plano de Contingência. Aliás, a organização a cargo do Motor Clube de Guimarães e da Câmara Municipal de Vieira do Minho lamentam que o público tenha que ficar em casa face à espetacularidade e competição esperadas.

Esta autorização por parte da DGS era aguardada com bastante expectativa, uma vez que esta prova do CNR antecede o início do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) com a disputa do Rali Terras D’Aboboreira nas espetaculares e exigentes classificativas de terra de Amarante, Baião e Marco de Canaveses de 30 de abril a 1 de maio.

O itinerário do Rali de Vieira do Minho integra duas classificativas habitualmente utilizadas no Rali de Portugal na Serra da Cabreira que serão percorridas por três vezes no dia de domingo (18 de abril): Senhora da Fé com 10,86 km e Serradela/Anhos com 10,39 km.

Ao nível de concorrentes o plantel apresenta-se interessante com 5 campeões nacionais inscritos, com as vagas de inscrições esgotadas (60), uma vez que esta prova constitui uma oportunidade para que os concorrentes do CPR testem em modo de competição a sua forma e aproveitem para melhorar a afinação dos seus carros tendo em vista a primeira prova a contar para o campeonato. Por este motivo, está confirmada a presença de Armindo Araújo/Miguel Ramalho, campeão em título, em Skoda Fabia R5 Evo, de Pedro Meireles/Mário Castro em VW Polo GTi, e de Adruzilo Lopes, que aproveitarão esta oportunidade como prova de preparação para o Terras D’Aboboreira. Depois dos testes privados que cada uma das equipas já efetuou esta é a oportunidade de avaliar a forma competitiva a poucas semanas do início do Campeonato de Portugal de Ralis. A prova marcará também a estreia de André Cabeças no novo Mitsubishi Mirage Proto.

Um dos aspectos que tem causado maior celeuma relativamente à lista de inscritos no Rali de Vieira do Minho é a participação de pilotos do Campeonato Nacional de Todo-Terreno (TT), que face aos regulamentos do campeonato em vigor poderão alinhar neste rali e ao volante dos seus habituais TT: Nuno Madeira numa Ford Ranger, Tiago Reis em Toyota Hilux, e Mike Braun em Porsche Cayenne Proto.