Rali Serras de Fafe e Felgueiras: Dia 1 – Mikkelsen lidera por um segundo

O norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally 2 Evo) foi o piloto mais rápido no primeiro dia do Rali Serras de Fafe e Felgueiras, dispondo de um segundo de vantagem para Alexey Lukyanuk.

 

Armindo Araújo foi o melhor português e é terceiro da classificação geral

No dia de hoje disputaram-se oito classificativas nas serras de Fafe, Vieira do Minho e Boticas, debaixo de uma tempestade que complicou a vida aos pilotos.

Na classificação dos portugueses, a luta foi renhida entre Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally 2 Evo) e Bruno Magalhães (Hyundai i20N Rally2), numa luta do tipo “agora ganho eu, agora ganhas tu”, mas no final do dia um de prova é a equipa do Skoda por 13,5 segundos. Armindo Araújo terminou este dia na terceira posição da geral, resultado do andamento e dos abandonos registados, entre os quais o de Dani Sordo (Hyundai i20 R5) por despiste na última classificativa do dia em Boticas.

 

 

A equipa do Team Hyundai Portugal dos Magalhães, Bruno e Carlos, estreia um novo carro e tem demonstrado uma boa adaptação e andamento para lutar pela vitória entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis, ocupando a segunda posição da classificação dos concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis e quartos da geral.

 

 

Este primeiro dia competitivo do Rali Serras de Fafe foi disputado sob condições meteorológicas muito adversas, com a presença de nevoeiro e chuva, o que tornou as classificativas de terra muito escorregadias, colocando problemas de aderência aos pilotos que sentiram dificuldades não apenas nas travagens, mas também na aceleração.

Na disputa pelos lugares cimeiros da classificação geral os principais protagonistas foram Andreas Mikkelsen, Dani Sordo (Hyundai i20 R5) e Alexey Lukyanuk (Citroen C3 Rally 2), sendo que Mikkelsen e Alexey Lukyanuk partirão separados por 1 segundo no dia de amanhã, o que permite antever um belíssimo espetáculo competitivo nas classificativas de Fafe e Felgueiras.

Amanhã, os pilotos percorrerão por duas vezes as classificativas do Seixoso (09:25 e 13:20), Santa Quitéria (10:05 e 14:00), Montim e Lameirinha.

Em Santa Quitéria as principais Zonas Espetáculo (ZE) para os espectadores serão a bancada natural no início da classificativa, a ZE do Outeiro, o cruzamento da estrada de terra com o alcatrão na Avenida que liga a EN101 a Santa Quitéria, a ZE Avelal e a que está localizada em Serzedo.

Quanto à classificativa do Seixoso a principal Zona Espetáculo está localizada no miolo do traçado onde está localizado o charco de água (que em 2020 não foi utilizado) e o salto.

 

Hélder Quintela