Rali Serras de Fafe e Felgueiras na estrada no fim de semana

As classificativas de terra dos concelhos de Fafe, Boticas, Vieira do Minho e Felgueiras, recebem, no fim de semana, a 6.ª prova do Campeonato Europeu de Ralis (ERC), que é pontuável também para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

 

Depois de no ano passado esta prova do campeonato nacional ter voltado a integrar no seu itinerário as classificativas do Seixoso e de Santa Quitéria, agora subiu de escalão de importância integrando o ERC.

 

Andreas Mikkelsen no comando do Europeu de Ralis

O Campeonato Europeu de Ralis é atualmente liderado pelo piloto norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia Rally 2 Evo) com 34 pontos de vantagem relativamente ao segundo que é o espanhol Efrén LLarena (Skoda Fabia Rally 2 Evo). O campeão europeu em título Alexey Lukyanuk (Citroen C3 Rally 2) é quarto no campeonato, mas já muito atrasado pontualmente.

O piloto espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 R5), piloto da equipa Hyundai no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e que em 2020 alinhou nesta prova (em modo extra-classificação) com o Hyundai i20 WRC para preparar o Rali de Portugal, junta-se mais uma vez aos pilotos do pelotão do ERC.

 

Campeonato de Portugal de Ralis ao rubro

A competição prevê-se animada durante os dois dias de prova (sábado e domingo) entre os pilotos internacionais aos quais se juntam os sempre rápidos pilotos nacionais que disputam o Campeonato de Portugal de Ralis, como Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally 2 Evo), Ricardo Teodósio (Skoda Fabia Rally 2 Evo), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally 2) e Bruno Magalhães (Hyundai i20 N Rally 2), que estão envolvidos numa luta renhida e emotiva pelo título de Campeão Português de Ralis 2021.

Relativamente aos pilotos portugueses destaque para a dupla da Hyundai com Bruno e Carlos Magalhães (navegador felgueirense) que estrearão o novo Hyundai i20 N Rally 2, o que permitirá o nível competitivo da equipa.

 

 

Itinerário

Do itinerário do Rali Serras de Fafe e Felgueiras fazem parte oito classificativas (PEC), num total de 197 quilómetros a disputar ao cronómetro. No primeiro dia de prova (sábado, 2 de outubro) serão disputadas em ronda dupla as PEC de Luilhas, Sr.ª Fé/Anjos, Agra/Zebral e Boticas.

Na segunda etapa a disputar no domingo, 3 de outubro, os pilotos passarão duas vezes pelas classificativas do Seixoso (09:25 e 13:20), Santa Quitéria (10:05 e 14:00), Montim e Lameirinha.

 

Hélder Quintela