Rali Serras de Fafe e Felgueiras na estrada sexta e sábado

O Rali Serras de Fafe e Felgueiras vai para a estrada, na sexta-feira e no sábado, para abrir a época de ralis 2020, com uma lista de inscritos de onde se destaca o campeão do Mundo de Pilotos, Ott Tanak, acompanhado de Dani Sordo, ambos aos comandos de dois Hyundai i20WERC. 

 

Confirmadas estão as presenças do campeão do Mundo de Pilotos, Ott Tanak, acompanhado de Dani Sordo, ambos aos comandos de dois Hyundai i20WERC.

A presença de meia centena de equipas, sendo quase duas dezenas estrangeiras e o regresso dos competitivos troços de Felgueiras ao panorama dos ralis nacionais, são os pontos a destacar da próxima edição que tem o centro nevrálgico em Fafe.

A prova vai ser disputada em seis sectores seletivos, corridos em sistema de rondes, com 13 classificativas. De destacar a Fafe Street Stage, uma “superespecial” que é já uma clássica da prova, disputada no centro de Fafe e que normalmente junta largos milhares de espetadores.

O Rally Serras de Fafe e Felgueiras pontua para o Campeonato de Portugal de Ralis, Troféu Europeu de Ralis, Troféu Ibérico de Ralis e Campeonato de Ralis Norte.

 

Acessos às zonas espetáculo

ABOIM /LUILHAS

ZE 1 – KM 3,63
Duas formas de chegar à ZE1
Pela EN 205 seguindo no sentido Póvoa de Lanhoso/Cabeceiras de Basto na povoação de Rossas vire à direita para Lagoa/Fafe, percorrendo cerca de seis quilómetros encontra a PEC, pois essa estrada Municipal estará cortada ao trânsito.
A outra alternativa será a partir do centro de Fafe dirigir-se à Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação seguir pela esquerda junto à capela em direção a Gontim, 300 metros à frente virar à direita, estacionar, pois, está a cerca de 250 metros da PEC numa passagem asfalto /terra.

ZE 2 – KM 12,89/15,10
Nesta ZE tem a possibilidade de ver os carros por duas vezes.
A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se à Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação seguir pela esquerda junto à capela em direção Gontim, ao chegar à entrada dessa Povoação virar à direita e cerca de 200 metros entrar em terra até à Povoação de Luilhas durante cerca de 3,5 quilómetros, continuar em frente pela esquerda direção Monte e encontrará essa estrada cortada no local da ZE.

MONTIM

ZE 3 – KM 1,89
Para aceder a esta ZE deve sair do Centro de Fafe pela EN 206 direção Mondim/Celorico/Arco Baúlhe. Esta estrada também é o acesso dos concorrentes. Por
volta do quilómetro 61,6 no acesso à direita para Burgueiros a estrada está cortada, estacionar o veículo corretamente na EN 206 e subir a pé em direção a
Burgueiros durante cerca de 600 metros e estará na ZE.

ZE 4 – KM 7,35
A exemplo da ZE 3, seguir na mesma EN 206 até ao quilómetro 57,2 virar à direita numa placa GPL siga, logo de seguida seguir em frente pela esquerda até a um entroncamento, virar à esquerda passar por cima da autoestrada, encontrando de seguida um Cemitério, estacionar e subir a pé cerca de 200 metros e estará numa passagem de terra/asfalto/Terra.

ZE 5 – KM 3,53
Para aceder a esta ZE deve sair do Centro de Fafe em direção a Felgueiras pela EN 207, quase à entrada de Felgueiras deverá virar à esquerda para a EN 207.1 direção Amarante/Lixa/Celorico passados 2,9 quilómetros virar à esquerda e entra na EN 101.4 percorridos mais 2,9 quilómetros passar o cruzamento que diz Seixoso 2, estacionar e seguir a pé até à ZE com o famoso charco, percorrer inicialmente cerca de 500 metros em asfalto, virar à esquerda para o caminho de terra e seguir sempre com o muro de pedra do lado direito e passados cerca de outros 500 metros está na ZE.

 

SANTA QUITÉRIA

ZE 6 – KM 0,29
Seguindo na EN 207, à entrada de Felgueiras no cruzamento com a AV. Sarmento Pimentel virar à direita e subir, no fim da subida estará no largo de Santa Quitéria onde estará montada a partida. 200 metros à frente e do lado direito da prova terá a ZE num local de grande visibilidade.

 

ZE 7 – KM 1,67
Sair do Centro de Felgueiras, junto à Câmara Municipal, pela EN 101, Felgueiras/Guimarães (venida com duas faixas) depois de passar o posto da GNR encontra uma rotunda, segue em frente em direção Guimarães, e logo a seguir antes do Restaurante Zona Verde do lado direito vire à direita estacione e suba a Avenida na direção de Sanra Quitéria. Cerca de um quilómetro acima encontra a ZE numa passagem terra/asfalto.

 

ZE 7A – KM 4,05 a 4,43
Sair do Centro de Felgueiras, junto à Câmara Municipal, pela EN 101 Felgueiras/Guimarães, ao Km 124,4 vire para Campo de Jogos do Serzedo, 300 metros à frente vire à direita, 300 metros depois encontra o Campo de Jogos, estacione, anda cerca de 100 a 200 metros e está junto à classificativa.

 

LAMEIRINHA

ZE 8 – KM 4,46 (Confurco)
Esta ZE é famoso Confurco. Para lá chegar saia do centro de Fafe em direção à EN 311 direção Cabeceiras de Basto, siga sempre esta estrada e depois de passar Moreira de Rei encontrará a estrada corta ao transito, estará na ZE.

 

ZE 9 – KM 1,67 (2º Salto)

A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se à Povoação de Lagoa pela EM 614. Junto ao cemitério virar à direita, estacione e suba a pé, vá sempre pelo seu lado esquerdo até ao Salto.

 

ABOIM /LUILHAS

ZE 10 – KM 3,18 KM
Partir do centro de Fafe dirigir-se à Povoação de Lagoa pela EM 614. Chegado a essa povoação siga pela esquerda junto à capela em direção Gontim. Ao chegar à entrada dessa Povoação está na ZE.

 

ZE 11 – KM 4,78
Esta ZE tem a possibilidade de ver os carros por duas vezes.
A melhor forma de lá chegar é saindo do centro de Fafe dirigir-se à Povoação de Lagoa pela EM 614. Seguir em frente para Rossas, passa uma estrada de terra à direita, depois uma à esquerda em asfalto para Moinhos de Casca Gontim e passados 200 metros vira à esquerda numa estrada de terra das eólicas, segue sempre essa estrada e vai encontrar a ZE.