Rali Terras D’Aboboreira: portugueses candidatos à vitória em prova internacional

O Rali Terras d’Aboboreira que se disputa sexta e sábado, tem uma lista de inscritos com 48 equipas, repartidas pelo Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), European Rally Trophy – Iberian Rally Trophy (ERT). e Campeonato Promo de Ralis.

 

Se no CPR e ERT os principais pilotos confirmaram a sua presença, no Campeonato Promo de Ralis registam-se ausências de vulto como Adruzilo Lopes, Fernando Peres, e Fernando Teotónio, que venceu a prova de abertura da nova competição em Vieira do Minho.

O Rali Terras D’Aboboreira é organizado pelo Clube Automóvel Clube de Amarante, e disputa-se nos próximos dias 15 e 16 de abril, com 9 classificativas nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

Portugueses candidatos à vitória

Os principais candidatos à vitória no Rali Terras D’Aboboreira são Armindo Araújo (Skoda Fabia Rally 2 Evo), Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo), Bruno Magalhães (Hyundai N i20 Rally2), José Pedro Fontes (Citroen C3 R5) e o campeão em título Ricardo Teodósio (Hyundai N i20 Rally2) que tem estado desafortunado no início do campeonato.

Para melhorar a competitividade dos Hyundai a equipa organizou uma sessão de testes de preparação para esta prova com a presença do espanhol Dani Sordo, piloto da equipa Hyundai no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), que decorreu num troço da região da Serra da Aboboreira.

A prova conta com vários pilotos internacionais que se poderão intrometer na luta pelos lugares cimeiros, destacando-se Josh Mcerlean (Hyundai i20N R5) e Rakam Al-Rashed (VW Polo GTi) que será acompanhado pelo navegador fafense Hugo Magalhães.

Principais pilotos do Campeonato Promo ausentes

A ausência dos principais pilotos do Campeonato Promo de Ralis, segundo a lista de inscritos divulgada pela organização, está relacionada com desacordos vários com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) relativamente ao número de provas e regras, nomeadamente duração das provas que são coincidentes com o CPR, e ordem em que passam nas classificativas.

O piloto Aduzilo Lopes, campeão do Campeonato Norte de Ralis em 2021, manifestou também desagrado com a promoção das provas, referindo que “a FPAK e sua direção não demonstra a mais pequena preocupação com os seus licenciados, não se preocupa com a promoção das provas nem dá destaque algum aos pilotos e viaturas deste campeonato.”

O piloto baionense Vitor Pascoal alinhará com um Citroen C3 N5, e pela sua rapidez e conhecimento das classificativas é um dos principais candidatos à vitória na classificação reservada aos pilotos do Campeonato Promo.

 

Hélder Quintela