Rally de Portugal: Elfyn Evans lidera em dia de Festa em Lousada

Após a primeira etapa, que terminou com a Super Especial de Lousada, o líder do Rally de Portugal é Elfyn Evans (Toyota Yaris Rally1) que foi rápido, consistente e conseguiu evitar problemas durante este dia bastante exigente e demolidor para as mecânicas e pneus. O mesmo não aconteceu aos dois Sébastien, Ogier (Toyota Yaris Rally1) e Loeb (Ford Puma Rally1), que desistiram durante a tarde de hoje.

 

Tal como se esperava,as classificativas de terra da Lousã, Góis, Arganil e Mortágua, criaram muitos problemas aos pilotos provocando desistências e atrasos significativos na classificação.

Na classificação geral atrás de Elfyn Evans está o atual líder do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), Kalle Rovanpera (Toyota Yaris Rally1), que apesar de ser o primeiro na estrada exibiu um andamento muito consistente, ocupando a segunda posição da geral a 13,6 segundos do líder, tendo diminuído a desvantagem de tempo para o primeiro nas últimas classificativas de hoje.
O último lugar do pódio é ocupado por agora pelo espanhol Dani Sordo (Hyundai i20N Rally1) a 44,4 segundos.

Apesar destas diferenças, nada está decidido porque ainda faltam disputar duas etapas da prova, e a de amanhã é muito exigente, sendo que a classificativa de Amarante – a mais longa do rali com uma extensão superior a 37 quilómetros e que utiliza parte da antiga classificativa do Marão – poderá ter papel determinante na definição das posições cimeiras da classificação.

Ricardo Teodósio (Hyundai i20N Rally2) do Team Hyundai Portugal é o melhor piloto português do Rally de Portugal ocupando a vigésima posição. O campeão nacional em título venceu a prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis coincidente com a primeira etapa.

Lousada recebeu o rali em festa

A Super Especial disputada na Pista da Costilha no final da primeira etapa foi um dos momentos altos do dia, com o público a lotar a capacidade das bancadas, e muito espetáculo em pista: primeiro com exibição de carros que marcaram as várias gerações do Campeonato do Mundo de Ralis – “WRC 50 anos” – , e depois com os duelos ao cronómetro.

Elfyn Evans confirmou a liderança da classificação do Rally de Portugal sendo o mais rápido em Lousada, impondo-se ao seu colega de equipa Katsuta Takamoto por 0,8 segundos, e a Ott Tanak (Hyundai i20N Rally1) por 0,9 segundos.

Amanhã a competição prossegue nas Terras de Basto e Tâmega

A segunda etapa do Rally de Portugal disputa-se amanhã (sábado, 21 de maio) com passagens duplas pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, num total de 156,80 quilómetros ao cronómetro.

Durante o dia os pilotos terão grandes desafios ao nível da rapidez, consistência e gestão de andamento, esperando-se a presença de muitos milhares de espectadores nas Zonas Espectáculo definidas pela organização.

Segundo José Luís Gaspar, Presidente da Câmara Municipal de Amarante, as questões de
de segurança do evento “estão mais que acauteladas”, aludindo ao reforço do contingente policial e ao cuidado acrescido no encerramento de acessos fora das zonas espetáculo.

 

Hélder Quintela | Armindo Mendes