Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães promove festival internacional

O Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães organiza, no sábado, pelas 21:30, no parque escolar da E.B.2,3 de Airães, o XXXI Festival Internacional de Airães.

O cartaz conta com as participações do Rancho Folclórico Nossa Senhora Altos Céus (Espinho), Rancho Folclórico da Ribeira, de Ponte de Lima, Grupo Danças e Cantares Nossa Senhora de Guadalupe, Maia, Rancho Folclórico de Aldeia Nova, Perafita e La Coyolera Ensamble Folclórico, da Costa Rica.

Segundo o presidente do Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães, Casimiro Ferreira, o festival, nos últimos anos, tem vindo a ganhar dimensão e qualidade.

Ao Expresso de Felgueiras, o responsável pela organização do festival disse esperar uma afluência de público muito próxima das 1.500 a 2.000 pessoas.

Quanto ao cartaz, Casimiro Ferreira destacou que além dos grupos da região, o Festival conta com a presença de um grupo internacional, da Costa Rica, dando continuidade à presença de grupos internacionais no festival.

O responsável pela organização defendeu que o festival tem condições para continuar a crescer e assume-se, cada vez mais, como um embaixador das tradições, danças e cantares da região no exterior do país.

“É fundamental que as nossas tradições não se percam. São iniciativas como esta que ajudam a projetar a freguesia e concelho”, afirmou, realçando o contributo que quer a Câmara de Felgueiras quer a junta de freguesia têm dado ao evento.

O Rancho Folclórico de Santa Luzia de Airães é membro efetivo da Federação de Folclore Português.